jeudi 26 février 2015

SER ESCRITOR HOJE EM DIA: DIFÍCIL!





Hoje em dia milhares de livros são publicados por ano no Brasil e no mundo. A grande maioria financiada pelos próprios autores, que não tem o aval das grandes editoras e nem das grandes distribuidoras. O resultado disto é uma quantidade muito grande de livros sem grandes chances de entrar no mercado literário.
O autor deve, além de escrever o livro, ser muitas vezes o seu próprio produtor, distribuidor e vendedor. Faz lançamentos, onde escoam-se alguns exemplares e depois fica à mercê de umas poucas livrarias que aceitam vender a obra.
Muitas editoras se aproveitam da fragilidade do "auto" editor e propõe serviços básicos de edição sem sequer propor também revisão e uma boa diagramação. E é destas editoras que em geral nascem livros de baixíssima qualidade que têm ainda mais dificuldade de acessar o mercado.
Outras editoras propõe mais serviços, mas, em contrapartida, reservam-se os direitos autorais e estes últimos são assim usurpados do autor que se vê na obrigação de comprar exemplares do próprio livro sem ter direito a ele.
São tristes estas situações todas, pois enquanto uns poucos "escolhidos" conseguem derrubar a barreira editorial e comercial e têm seus livros editados e bem distribuídos, uma grande maioria de escritores não chega nem perto de tudo isto.
Vive-se o sonho da edição. E o pesadelo da distribuição e da divulgação.

Aqui em Genebra fazemos um bom trabalho de divulgação. Durante o Salão de Genebra (Livro e Imprensa), o autor conhece outros autores, troca experiências; conhece meios de edição, de propaganda. O escritor participa de sessões de autógrafos, tem seu nome difundido em blogs, sites e redes sociais. E isto internacionalmente, pois a feira de Genebra além de ser a maior feira literária suíça é também uma das mais conceituadas da Europa.
Com o VARAL DO BRASIL nós oferecemos através do Salon du Livre, Genève a divulgação do livro, sessões de autógrafos, contatos importantes para formação de uma network (ninguém mais vive sem hoje em dia).
Informe-se conosco, os que já participaram com certeza recomendam!
varaldobrasil@gmail.com

Alberto Gonçalves e Mário A.G.Leal hoje no Ponto & Vírgula!!!

            Olá, pessoal! 
            Vejam o que teremos hoje, ao meio dia, no Ponto & Vírgula, da TVRP e no mesmo horário, neste site: http://tvrp.com.br/home/

            1º. Bloco
            O Poeta de Ontem - Vinícius de Morais - Poema: Soneto da Separação
            O Poeta de Hoje - Ricardo José Daiha Vieira - Poema: Partilha
            Entrevista com Alberto Gonçalves, escritor e secretário da Academia Ribeirãopretana de Letras.
           
            2º. Bloco:
            Entrevista com o poeta Mário A. G. Leal, sobre seu livro Limitações e também uma de suas especialidades Bonsai!
            Imperdível!
            Espero vocês!
            Um abraço.
            Irene

            PS:  Os que não tiveram a oportunidade de ver o programa anterior  (Entrevista com Dr. Nelson Jacintho, sobre a Feira do Livro) poderão ver, clicando aqui... https://www.youtube.com/watch?v=u1PZA_fGz34
Curtam nossa página no Facebook www.facebook.com/programapontoevirgula
 e acessem nosso site www.programapontoevirgula.com

Reprises do Ponto & Vírgula na TVRP ou pelo site http://tvrp.com.br/home/
Sexta-feira:  22h30
Sábado: 16h30
Domingo:  17h30
Quarta-feira: 23h30
e horários alternativos.

 TV MAIS ou pelo site: http://www.tvmaisribeirao.com
Sexta-feira: 20h
Segunda-feira: 11h
e horários alternativos


Irene Coimbra 

Produtora e Editora - Programa e Revista Ponto & Vírgula

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...