mardi 25 août 2015

“O autor é Você”, de Palmira Heine

A obra “O autor é Você”, de Palmira Heine, publicado pela Editora Scortecci, pretende possibilitar que os pequenos leitores sejam autores de suas próprias histórias, a partir de um contexto amplamente interativo. A criança será colocada no centro da produção de sentidos. Assim, o livro traz páginas em branco que devem ser preenchidas com textos criados pelos leitores/autores, indicando pistas para que cada um possa construir seu enredo.




Como surgiu a ideia desse livro?

Com base em teorias linguísticas contemporâneas, observou-se que os leitores são levados a reproduzir histórias prontas, mas possuem pouco espaço para criação de histórias novas ou geração de sentidos diversos daqueles esperados nas escolas. Esse livro quer, portanto, fornecer o espaço necessário para que o leitor seja autor de seus próprios sentidos e de sua própria história, tornando-se também coautor do livro.

A criatividade da criança será aguçada com as páginas em branco, convidando-as a imaginar uma história?

Sim. Os leitores se tornarão também autores do livro, interagindo a partir da criação de histórias, personagens e desenhos.


As crianças não estão acostumadas, como você já disse, a criar enredos. Elas têm dificuldade em preencher o espaço das páginas em branco?

Não, pois há pistas que fazem com que as crianças possam construir suas próprias histórias. Elas são levadas a imaginar uma história, um lugar, personagens, situações complicadoras e a resolução dessas situações, além de elaborarem um final para a história. Ocorre que, nas práticas de leitura, na maioria das vezes, as crianças têm acesso a histórias prontas, tendo pouco espaço para deixar fluir a criatividade e se integrarem, num processo de interação direta com os livros que leem.


O processo criativo precisa de um empurrão logo na infância?

A infância é o período em que a criatividade é mais aflorada, por isso, a criança não precisa de um empurrão para despertar a criatividade, mas precisa de práticas que permitam que essa criatividade possa se manifestar. Assim, um livro que propõe a interação direta entre autor e leitor, pode ser o espaço necessário para que a criança, a partir do processo de leitura e escrita, se sinta parte da produção dos sentidos, se sinta inserida no processo de construção de histórias e tenha sua voz valorizada.


O livro custa 26 reais e está disponível no site da editora Scortecci para a venda.

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...