mercredi 10 juin 2015

LIVRO: O REINO TODO AMARELO

Imagine um mundo todo amarelo, sem espaço para nenhuma outra cor? Este é o começo da história do livro infantil O Reino Todo Amarelo, da autora Palmira Heine que sonha em, através do livro, construir um mundo mais justo em que se respeite a diversidade, a diferença. A Editora Ponto Vital, que está comercializando a obra em sua livraria virtual, bateu um papo com a escritora.
Palmira, como nasceu a ideia deste Reino Amarelo?
A história nasceu da ideia de trabalhar, a partir de uma linguagem poética e direcionada ao público infantil, a questão do respeito à diversidade e às diferenças.  Assim, através da metáfora do de um Rei Mandão que transformava um mundo todo colorido em um reino todo amarelo por detestar as cores, tento mostrar a importância do respeito às diferenças,  do respeito à diversidade, mergulhando no mundo infantil.
As crianças se identificam com o colorido?
Elas têm se identificado com o colorido e com a história...
Qual a mensagem que seu livro deixa para os leitores?
O livro, direcionado  a todas as crianças, mostra que devemos respeitar as diferenças. O respeito às diferenças é fundamental para a vida em sociedade e para a criação de um mundo em que haja respeito entre os homens. Assim, para as crianças digo que não devemos ser como o Rei Mandão que, por só gostar do amarelo, queria retirar o colorido do Reino das flores, tornando-o todo amarelo. É preciso respeitar o próximo, ter respeito às diferentes opiniões, para que possamos construir um mundo melhor.
Ao término da história, você deixa uma página em branco para as crianças criarem um novo final para o livro. Incentivar a criatividade faz parte do seu projeto dentro do mundo infantil?
Sim. Os livros que escrevo têm caráter interativo e buscam envolver as crianças no mundo da leitura e escrita, a partir da interação com as histórias. A escrita de um novo final faz parte de um projeto em que a criança é chamada a participar da elaboração da história.
Mais histórias infantis estão vindo por aí?
Sim. O novo livro é intitulado O autor é você e pretende fazer com que o leitor seja também autor, uma vez que é a criança que criará a história do livro. Esse projeto objetiva dar"voz" e espaço para as crianças que passam a ser autoras de suas próprias histórias e o livro poderá ser usado em sala de aula como atividade incentivadora da leitura e produção de textos.

O livro está disponível para venda no site www.editorapontovital.com.br


ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...