lundi 6 janvier 2014

VARAL DE JANEIRO DE 2014



VARAL ESTENDIDO!

Quando iniciamos um novo ano, junto com ele praticamente reiniciamos nossas vidas. Como se um sinal nos fosse dado pelo universo de que é possível recomeçar, apagar erros e problemas e seguir adiante com força renovada e novos propósitos.
Cremos, mais do que nunca, que o universo nos dará a energia necessária do recomeço e deste recomeço faremos uma nova vida.
Assim, cada ano que chega traz em si as esperanças de milhares de seres que, juntos, unem-se mesmo sem querer, numa oração infinita de amor e esperança!

Agradecemos o ano de 2013 que para nós foi um ano de muito sucesso e reconhecimento.
Realizamos várias edições de nossa revista e temos, com ela, alcançado cada vez mais pessoas e indo a lugares nunca imaginados. Estamos percorrendo caminhos novos e antigos com a mesma alegria, a alegria de divulgar nossa literatura.
Realizamos com brio nosso primeiro Prêmio Varal do Brasil de Literatura e iniciamos as inscrições para o II Prêmio que terá seus vencedores divulgados em 2014. Este ano, além de contos, crônicas e poemas, teremos também textos infantis.
Os lançamentos do Varal Antológico 3 foram um sucesso. Lançamos em Genebra e em Florianópolis cercados de amigos. Foram momentos muito especiais que não serão esquecidos. E para o próximo ano já temos a lista de autores de nosso novo livro, Varal Antológico 4, o qual conta, além de escritores brasileiros residentes no Brasil e no exterior, com autores de Portugal e de Angola.
Nossa participação no 27o Salão Internacional do Livro e da Imprensa de 2013 foi coroada de grande sucesso. Com certeza, deste evento organizado pelo Varal do Brasil, nasceram muitos frutos que se espalharam pela Europa e pelo Brasil, abrindo oportunidades antes impensadas para os escritores participantes.

Por isto, para 2014 viremos ainda maiores, ainda mais empreendedores, com mais garra e força: traremos cinquenta metros quadrados de muita emoção no Salão do Livro!
Pela primeira vez grandes nomes da literatura brasileira estarão em Genebra, em nosso estande, lado a lado com os valores de nossa nova literatura: Alice Ruiz, Luiz Ruffato e Cíntia Moscovich nos darão o imenso prazer de suas presenças durante o 28o Salão do Livro e da Imprensa de Genebra. Teremos também artes plásticas, artesanato, música, divulgação de cidades brasileiras e, claro!, muita literatura!

Em 2014 pretendemos continuar nosso caminho com você, leitor! E com você escritor!

Por isto agradecemos a confiança e o carinho com o qual somos sempre recebidos.
Agradecemos cada participação!
Você que escreve, você que nos lê, é a faísca de vida que anima o Varal do Brasil!
Obrigada!

Feliz Ano Novo, venha 2014 pleno de saúde, alegrias e muito sucesso!

LEIA AQUI: http://fr.scribd.com/doc/195451231/VARAL-NO-27-JAN-2014-pdf

Ou peça pelo e-mail varaldobrasil@gmail.com

POETA SAIA DA GAVETA

Estarei mostrando um pouco do meu trabalho literário na próxima terça, dia 07 de janeiro, a partir das 19 horas, no "Sarau Imaculada", no foyer do Imperator (entrada franca), a convite de Kyvia Rodrigues, coordenadora do evento. Vou dizer alguns poemas; falar sobre minha trajetória (50 anos de Méier - quase 40 anos escrevendo - 20 anos difundindo a poesia...); ousadamente, cantarei umas duas, três músicas; e autografarei meu livro "Enquanto houver dança - biografia sobre a mais importante professora de dança de salão - Maria Antonietta Guaycurús de Souza.
Será um prazer encontrar você lá, na platéia.
Um grande abraço,

Teresa Drummond


NOVO LIVRO: FESTA DIÁRIA

É um calendário permanente.
É próprio de todas as culturas, a celebração de fatos e coisas importantes. Celebremos, pois.
Compusemos cerca de 1.380 trovas, obedecendo ao conceito nacionalmente aceito de TROVA: poesia em quadra setissilábica, rimada ABAB, com sentido completo. A trova, apesar de cultura popular, tem o condão de agradar também a sensibilidade de adultos cultos.

Os dois autores católicos são poetas, prosadores, historiadores e lexicógrafos AMILTON MACIEL MONTEIRO (Vocabulário Bíblico) e LÓLA PRATA (Dicionário de Rimas ARRIMO).  Fazem parte da União Brasileira de Trovadores, entre outras entidades literárias.

Dividido o trabalho da seguinte forma: ele, trovando efemérides nacionais e internacionais; ela, o aspecto preponderante da vida de santos conhecidos da Igreja Católica. Tudo precedido por pesquisa apontada na bibliografia.


A publicação pretendida tem como público alvo, trovadores (estimados em cerca de 3.000 brasileiros e em países do Mercosul, pela União Brasileira de Trovadores), estudantes e instituições culturais e de ensino, uma vez que as rimas possibilitam a memorização. São trovas históricas, biográficas, memoriais, num esforço hercúleo de síntese dos autores, ao que a técnica da trova obriga.

Quanto às efemérides, aparecem, vez por outra, a discordância de datas, ora por ser de âmbito nacional, ora internacional. Contornamos as situações conflitantes da maneira que nos pareceu mais acertada. 
Percebam um leve toque de humor em algumas das trovas.

Certamente não é possível demonstrar em quatro versos, a riqueza do personagem central de uma festa nacional ou internacional; considerem como uma dica para pesquisas particulares para quem quiser aumentar o conhecimento biográfico.

Carpe Diem!


HOJE É O PRIMEIRO


DEPOIS DO NATAL


         Teresinka Pereira


Passou o Natal.
O velhinho gordo, Noel
passou e deixou
muita coisa inútil
debaixo da árvore iluminada.
A cabeça da gente fica
cansada de desejar
falso "Santo Natal",
falsa paz e falso amor...

O corpo está exausto
de passar pelo comércio
insuportável,
todo mundo com neurose,
estressado como se tivesse
uma corda no pescoço.
Inté! O ano passa depressa:
logo vem outro Natal!


********* 

ANO NOVO


O RECADO

Feche os olhos e pense
Em tudo que já enfrentou:
Litígios, desentendimentos,
Incompreensão, falta de amor,
Zombaria, desprezo e, por acaso, fracassou?

Acredite, tenha fé,
Não fracassará jamais,
Ore a Deus e fique em paz!

Novos desafios virão,
Onde quer que você esteja,
Vitória, porém, terá!
O recado dado está!

              *****

      Irene Coimbra

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...