mardi 28 octobre 2014

A Cabala na Última Ceia de Leonardo da Vinci

 
Ebook de escritor gaúcho trás leituras surpreendentes.

Você poderia imaginar que Mona Lisa é um registro da relação amorosa entre Leonardo da Vinci e Giacomo di Capriotti-Salai, jovem discípulo que ele amava e protegia? Você vê um coração em Mona Lisa? Você poderia imaginar que a posição e a expressão de cada personagem da Última Ceia do artista simbolizam os fundamentos da Cabala Judaica? E que Da Vinci não teria composto a obra segundo Evangelho de João, e sim, segundo o Evangelho de Mateus 13:11?
“A vos tem sido dado o segredo sagrado,
mas para os que são de fora,
os segredos ocorrem em ilustrações,
a fim de que olhando olhem, mas não compreendam.”

Essas são algumas revelações do livro Ordem dos Fantasmas que já obteve mais de 10.000 downloads gratuitos na internet.  O enredo ardiloso da narrativa trás o embate entre a ciência psicanalítica do Dr. Streem e os conhecimentos herméticos de um Mestre emblemático. Um confronto dialógico repleto de revelações, da simplicidade simbólica do Cálice Sagrado e do Santo Graal, passando pela misteriosa identidade de Mona Lisa até o verdadeiro segredo oculto na Última Ceia de Leonardo da Vinci.

Com auxílio de imagens cada personagem da Última Ceia é associado as Sephiroth da Cabala Judaica , proporcionando ao leitor entendimento e significado da pintura com a Arvore da Vida, revelando a razão da figura andrógina do apostolo João, porque Da Vinci ficava horas apenas olhando para pintura, porque ele escrevia da esquerda para direita e porque jamais se separou do quadro intitulado Mona Lisa, fazendo questão de registrar no mesmo, um belo coração e a letra inicial da alcunha do seu amado. O registro é tão nítido que ficamos surpresos ao ver a simplicidade e a obviedade de tal relação ilustrada.

Muitos livros já trataram do assunto, mas poucos usaram uma abordagem cognitiva e ilustrativa para mostrar o porquê de não vermos o óbvio em tais pinturas. O tema é tratado de forma desafiadoramente poética, cujo objetivo é mostrar o drama de uma sociedade manipulada pela informação. O autor Eucajus Eugênio claramente flerta com a metalinguagem, criando uma bricolagem de filosofia, psicologia, literatura e esoterismo. Numa intertextualidade o autor reflete sobre a própria obra, sobre a autonomia dos personagens, sobre o ato da criação como ciência de solilóquio e diálogo com fantasmas – daí o título, daí a leveza hermética da trama relacionada à visão de tempo-espaço utilizada na Cabala e na psicanálise.

A primeira impressão em Ordem dos Fantasmas é deixar o leitor perdido no estilo, mas lentamente se mostra um livro de formação. Uma leitura, que deixará o amigo leitor socialmente mais humano e inquisitivo. Uma narrativa que nos incita á ler nas entre linhas da informação, nas entre linhas dos fatos e nas entre linhas da imagem. Como diria Sherlock Holmes, “quanto mais estranha é uma coisa; menos misteriosa se mostra”!

Se você gosta de um livro instigante, curioso e perturbador aproveite enquanto o download é gratuito em:

Autor
Eucajus Eugênio, gaúcho de Caxias do Sul, já realizou mais de 1500 palestras sobre valores éticos e morais nas escolas do sul do Brasil. É fundador da Eucajus Criações Culturais Ltda, empresa de produtos e eventos relacionados à arte e cultura.

Serviço
Download gratuito do livro Ordem dos Fantasmas:

Referência

Contato
Eucajus Eugênio

54.9645.0055.

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...