lundi 21 juillet 2014

Vai começar o Festival de Locarno

LOCARNO - MARCANTE A PRESENÇA BRASILEIRA


Com três filmes em competições internacionais e dois membros no júri, é marcante a presença da cinematografia brasileira no 67. Festival Internacional de Cinema de Locarno, do 6 ao 16 de agosto, na Suíça.
Ventos de Agosto, do pernambucano Gabriel Mascaro, 31 anos, estreará em Locarno e está entre os 17 filmes da competição internacional, cujo prêmio maior é o Leopardo de Ouro. Esse é o quarto filme do cineasta, cuja carreira começou com o documentário Um Lugar ao Sol, seguindo-se os longa-metragens Avenida Brasília Formosa e Doméstica.
Síntese do filme - Shirley deixou a cidade grande para viver em uma pequena e pacata vila litorânea cuidando de sua avó. Ela trabalha numa plantação de coco dirigindo trator. Mesmo isolada, cultiva o gosto pelo punk rock e o sonho de ser tatuadora. Ela está de caso com Jeison, um rapaz que também trabalha na fazenda de cocos e nas horas vagas faz pesca subaquática de lagosta e polvo. Um estranho pesquisador chega na Vila para registrar o som dos ventos alísios que emanam da Zona de Convergência Intertropical. O mês de agosto marca a chegada das tempestades e das altas marés. Os ventos crescentes marcarão os próximos dias da pequena vila colocando Shirley e Jeison numa jornada sobre perda e memória, a vida e a morte, o vento e o mar.
Los Enemigos del Dolor é uma coprodução uruguaia-brasileira-alemã, dirigida pelo cineasta uruguaio Arauco Hernandes. Está na competição Cineastas do Presente e estréia em Locarno.
O Bom Comportamento, curta-metragem de Eva Randolph, está na competição internacional da mostra paralela Leopardos de Amanhã. Premiada no Brasil por seu curta-metragem Menino Peixe, Eva Randolph já esteve em Locarno, em 2008, quando ganhou o prêmio Pardino de Oro (Leopardinho de Ouro) premiação máxima pelo curta Dez Elefantes.
Na mostra Sinais de Vida, para autores emergentes, está o longa-metragem Com os Punhos Cerrados, de Pedro Diógenes, Ricardo e Luiz Pretti, é a história de uma rádio clandestina que prega a revolução contra a sociedade capitalista. Foi todo filmado em Fortaleza, Beberibe e Morro Branco, no Ceará, e muitas cenas lembram a perseguição dos militares aos resistentes à ditadura brasileira. Com os Punhos Cerrados é o quarto longa.metragem do trio Pedro Diógenes, Ricardo e Luiz Pretti, e com esse gesto quer demonstrar uma história também de solidariedade política.
Convidado mas sem participar de competição, estará o filme Poder dos Afetos, de Helena Ignez, com Ney Matogrosso. Na mostra História do Cinema, será exibido o clássico filme de Rogério Sganzerla, Copacabana Mon Amour, feito em 1970.
Todos os filmes brasileiros selecionados para o Festival Internacional de Cinema de Locarno contam com o apoio da Ancine, Agência Nacional de Cinema.
A participação brasileira no Festival de Locarno inclui ainda dos membros de júris: a atriz Alice Braga (Cidade de Deus e Cidade Baixa) fará parte do júri da competição internacional; e o cineasta Helvécio Marins Jr. participará do júri dos Cineastas do Amanhã. Ambos levarão a Locarno os filmes Latitudes, de Felipe Braga, e Girimunho, dirigido por Helvécio com Clarissa Campolina para serem exibidos em sessões especiais.

Paralelamente, o Cinema do Brasil com Ancine em colaboração com órgãos suíços de cultura levarão, dentro do programa Industry Days, exibirão sete filmes brasileiros em pós-produção, entre os quais um será premiado por um júri de produtores e distribuidores.

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...