lundi 13 janvier 2014

LIVRO FRATURA EXPOSTA DE MARIA EMILIA ALGEBAILE




PREFÁCIO

                Nosso bravo Carlos Drummond de Andrade dizia que “lutar com palavras é a  luta mais vã”, fato que o nosso combate diário entre o que pretendemos dizer e o que dizemos parece comprovar. Quem luta com palavras tem que aprender a sofrer, pois a universalidade da língua e seu analitismo não permitem que nossas experiências individuais e impressões sintéticas sejam por ela expressas. Daí ser da consciência do poeta o tormento do ideal, de que falava Antero de Quental:
                               Conheci a beleza que não morre
                               E fiquei triste...
Tristeza essa que vem da certeza, apesar de uma beleza ideal conhecida, de não tê-la expresso de forma completa. Essa também é a luta de Maria Emília Algebaile, como poeta que é. Suas lembranças, seus sentimentos, suas experiências de vida, transformados em lirismo, que nos encanta, faz-nos supor o quanto ainda está por ser dito, mas, como dizia o poeta argentino Atahualpa Yupanqui, “os caminhos se fazem ao andar” e Maria Emília está caminhando, seus caminhos se estão formando e, prazerosamente, caminhamos com ela.
                Fratura Exposta é um livro corajoso – como o título faz crer -, escrito por alguém que se expõe fraturada, não quebrada, mas dividida, como a própria divisão do livro mostra. Tais fraturas são marcas do vivido, não frutos de tragédias, mas sinais deixados na alma do poeta, sinais que ela compartilha de forma cidadã com seus leitores, na sã consciência de que as fraturas compõem uma vida poética. Experiências não se transmitem, mas a contemplação poética delas, sim. Abramos as páginas deste livro de poemas na certeza de que o poeta está nos transmitindo algo cuja contemplação nos enriquece, procuremos recriar em nós mesmos as sensações aludidas e fecharemos a última página maiores do que quando começamos.
                Nossos agradecimentos de leitores a Maria Emília, por nos permitir caminhar a seu lado.

                                                                                       Agostinho Dias Carneiro





ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...