samedi 7 décembre 2013

O MELHOR PRESENTE DE NATAL PARA VOCÊ E SEU LIVRO!


Clique na imagem para aumentar

CONVITE


Jorge Andrade , (21 de maio de 1922/13 de março de 1984),  considerado  um renovador do teatro brasileiro,terá toda sua obra lançada em ebook pela editora Descaminhos.
 Para comemorar o lançamento desse trabalho, que envolve alguns dos maiores nomes do universo acadêmico e do teatro como comentaristas e  prefaciadores da obra desse dramaturgo que tão brilhantemente participou da cena cultural brasileira, faremos um encontro a 13 de dezembro de 2013 na livraria da Vila da Alameda Lorena, numa divulgação da Amazon.com.br - a partir das 19:30. 

Jorge Andrade começou sua carreira depois de ser apresentado à atriz Cacilda Becker na década de 1950, quando tinha 28 anos.Abandonou então seu sonho  de ser ator e se dedicou a escrever peças que  fizeram dele um grande dramaturgo , renovador do teatro brasileiro, ainda hoje atual pela temática  por meio de peças  que  foram encenadas por grandes diretores da época , tendo  seus personagens  interpretados por alguns dos  maiores atores .
 Buscando um norte para sua obra, Jorge questionou o dramaturgo Arthur Miller , que lhe disse para escrever " a história de seu povo" Nasce dai um dos maiores dramaturgos brasileiros, porque foi contando, em interpretações brilhantes, a história do Brasil, sobretudo o ciclo do café focando na possivel decadência dos valores patriarcais que Jorge Andrade atingiu o sucesso, desde sua primeira peça A Moratória, de 1954, quando recebeu o prêmio Saci.

Seguiram-se várias peças de sucesso, como Pedreira das Almas,recentemente reencenada pelo grupo das Dores do Teatro,  Vereda da Salvação  que contou com o brilho de Antunes Filho em duas montagens notáveis- 1964 e 1993.
Publicou, em seguida, o ciclo Marta, a Árvore e o Relógio, em que narra a formação da sociedade paulista e mesmo brasileira e que em 1970 lhe rendeu o prêmio Molière Especial de Teatro..
Desse ciclo faz parte a peça Os Ossos do Barão, o maior sucesso de público de Jorge Andrade, que nessa peça  se aventura em uma critica irônica e bem humorada ;  marca, até hoje, da excelência trazida à cena pelo Teatro Brasileiro de Comédia, o TBC.
 Os Ossos do Barão, aliás,foram  em 1973 fundidos com  A Escada, outra peça de Jorge Andrade  e, juntos formaram o enredo da telenovela  que levou o nome da primeira peça- Os Ossos do Barão e foi mais um grande sucesso do dramaturgo.

Em 1978  o autor publicou o romance autobiográfico Labirinto, e, em 1979, escreveu Gaivotas para a TV Tupi, trabalho que lhe valeu o prêmio de melhor escritor de televisão do ano conferido pela Associação Paulista dos Críticos de Arte.

Seus últimos trabalhos para a televisão foram na TV Bandeirantes, na década de 1980, com Os AdolescentesNinho da Serpente (um de seus maiores êxitos) e Sabor de Mel, sua última novela, estrelada por Raul Cortez e Sandra Bréa, que a editora Descaminhos publicará em 2014 dando sequência à publicação da obra completa desse grande escritor.
Outras obras teatrais de Jorge Andrade são Senhora na Boca do LixoRasto AtrásAs Confrarias, e O Sumidouro -todas pertencentes ao ciclo Marta a Árvore e o Relógio, agora apresentadas  separadamente  e também no conjunto mostrando o ciclo completo  pela editora Descaminhos. 
 Além disso, neste 13 de dezembro, serão lançadas  outras obras que não pertencem ao ciclo anterior de Jorge Andrade como Milagre na Cela e Mundo Composto, com prefácio e posfacio de Carlos Guilherme Mota, Antonio Candido de Mello e Souza   e Sérgio Carvalho, que nos trazem peças inéditas do dramaturgo cedidas pela familia . num esforço para que esta publicação que começa neste ano de 2013 e se completa em 2014 seja definitivamente  o lançamento da  obra completa de Jorge Andrade, incluindo suas reportagens e crônicas jornalisticas.

CONVITE: ANTOLOGIA JOVEM ESCRITOR

Convite para a solenidade de lançamento da III Antologia Jovem Escritor, promoção da Academia de Letras de Teófilo Otoni, União Estudantil de Teófilo Otoni e demais parceiros.

Dia:10 de dezembro
Horário: 19:00 h
Local:Plenário da Câmara Municipal de T.Otoni

Saudações acadêmicas,

PROF. WILSON COLARES DA COSTA

Secretário Geral


Jornada de Natal

Mais um Natal vem chegando, as pessoas vão aos poucos se acostumando com o evento mais festivo do Brasil, as músicas vêm chegando, a luzes acendendo e apagando, contudo o espírito do Natal adormece nos corações dos homens.
Muitos planos aparecem, ceias, presentes, consumismo, o dinheiro já sai dançando ao ritmo das canções Natalinas; essa festa  une, mas também separa as pessoas, torna o alegre mais feliz e o triste mais solitário, o bandido mais guloso e os festejos seguem dessa forma; Umas famílias se juntam, outras se  separam, cada um em seu canto,  perdendo o encanto; Outras juntam-se, mas não celebram  a grande intenção que é o Natal, o nascimento de Jesus Cristo.
Ele que  ensinou humildade às pessoas, agora  tem seu nome utilizado para o consumo,  onde muitos  aproveitam para sustentar a sua ganância, outros ainda enxergam a beleza do Natal como caridade, amor e carinho, felizmente;  mas diante de tanta atribulação em nossas vidas, a festa toma uma dimensão comercial, reinando  a grande terapia de consumir.
Diante disso deixamos o nosso carinho e a nossa lembrança nesse dia tão especial para você e sua família, exaltando o amor de Cristo por nós, que aos poucos tentemos seguir nosso caminho por dias melhores, festejando mais um aniversário santificado e que todos possam comemorar em paz, com muito amor, respeito,  saúde, onde quer que estejamos,  e que possamos  retornar aos nossos lares incólumes no trânsito e longe da violência que não esquece em gritar aos quatro cantos da nossa cidade.

Feliz Natal e Ano Novo   2014


Marcelo de Oliveira Souza


CONVITE PARA LANÇAMENTO LIVRO


O SEGREDO DE CADA UM
(capa: Saudade - tela de Almeida Júnior - Pinacoteca -SP)

Dia:7 de dezembro de 2013 - sábado

local: - salão social do Clube Alto dos Pinheiros
Rua Guerra Junqueiro 115 - Alto de Pinheiros - SP - CEP: 05463-030
próximo estação CPTM da Cidade Universitária e da Praça Panamericana
tel. do Clube: 3093 8340

horário: das 16 às 20 horas

18 horas: leitura dramatizada dos contos com Sandra Lessa (não perca!)

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...