samedi 20 avril 2013

VARAL ESTENDIDO, VARAL DA SAUDADE!





Em plena primavera se desenha o mês de maio na Europa.

Dias maiores, sol mais frequente, a temperatura que nos convida a sair de casa. Após um longo inverno, nada melhor do que isto!

Estamos a um passo apenas de nossa segunda participação no 27o Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra. Chegamos a este importante e marcante evento com a presença de quase trinta autores em nosso stand para autografar seus livros. Um grande feito, com certeza! Serão mais de cem títulos expostos para dar a todos a escolha necessária: muitos estilos diferentes para conquistar o coração e os olhos do leitor! É a nova literatura brasileira e portuguesa marcando forte a presença neste que é um dos mais prestigiados e badalados Salões do Livro de toda a Europa.
Com lançamento internacional, os visitantes poderão apreciar o inédito Varal Antológico 3 que será lançado no dia 3 de maio em nosso stand D26 na presença de vários coautores vindos de várias regiões do Brasil e até mesmo da Suécia! Nossa terceira coletânea continuará seu caminho sendo lançada nacionalmente no Brasil em agosto num evento muito aguardado.

Este  lançamento do livro Varal Antológico 3 no Brasil acontecerá em Florianópolis, nas dependências da Assembleia Legislativa do Estado no dia 2 de agosto e contará também com a presença de vários coautores e de muitos escritores que participam ativamente do Varal do Brasil.

Neste número trazemos o tema saudade, tema este que nos faz viajar entre o passado e o presente, reavivando memórias e fazendo com que revivamos situações que nos marcaram de muitas formas. Pessoas que fizeram parte de nossa vida vivem ainda conosco através da saudade que nos deixaram.
Em prosa e verso, os autores fizeram poesia com o tema desta edição: cheios de emoção, conseguiram traduzir sentimentos que em muitos momentos não conseguimos expressar. Saudade aqui se tornou chama viva e acendeu  corações.

Apesar do número crescente de participações e por motivo de tempo (ou melhor dizendo, falta dele) voltaremos a fazer as edições de forma bimestral. Infelizmente (ou felizmente!) com todas as atividades do Varal do Brasil acontecendo tanto na Suíça como no Brasil, está difícil conciliar a realização de uma revista mensal.
Assim, nosso próximo número que falará de Segredos & Pecados, também trará o tema livre. E virá em julho, em pleno verão europeu!
O número seguinte, que  terá o Homem como Estrela, também trará o tema livre e sairá em setembro. Voltaremos assim, quando possível, a realizar edições especiais.

Tantas foram as solicitações para que tivéssemos um pouco mais de prazo em nosso Concurso que resolvemos dar mais um mês para que os inúmeros escritores que nos contataram possam terminar seus textos inéditos. Assim, as inscrições irão até 30 de maio e o resultado será anunciado no dia 2 de agosto, no dia do lançamento de nossa coletânea.

Agradecemos sempre a presença dos escritores em nossas páginas. Gente amiga que tem participado da revista e do blog.
E agradecemos mais uma vez a sua presença leitor! É para você que escrevemos!


Ou peça pelo nosso e-mail varaldobrasil@gmail.com


Jacqueline Aisenman
Editora-Chefe
Varal do Brasil

II SACI - Semana de Cultura e Artes Internacionais


Amigos do Meio Cultural,

Segue abaixo convite para a II SACI - Semana de Cultura e Artes Internacionais

A participação é gratuita, bastando preencher a ficha em anexo e enviar para: alab@mar.com.br

Aqueles que desejarem participar da Feira Literária, lançando seus livros, deverão entrar em contato com: diretoria@grupoliterarte.com.br

Aqueles de desejarem participar do Salão de Artes e Literatura com Premiação, deverão ler o regulamento e inscrição em anexo e enviar para: marlybarbara@ig.com.br

Visite o blog oficial do evento e conheça os detalhes sobre as atividades do final de semana.

Participe! Divulgue!


ALAB – ACADEMIA DE LETRAS E ARTES BUZIANA

Diante do imenso trânsito de visitantes e participantes em 2012, com uma afluência superior a 1.500 pessoas, a ALAB fará novamente Búzios TRANSPIRAR CULTURA com a realização do II SACI - Semana de Artes e Culturas Internacionais, de 24 a 26 de maio de 2013.

O II SACI-SEMANA DE ARTES E CULTURAS INTERNACIONAIS acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de Maio de 2013, aqui em nossa aconchegante Península da Armação dos Búzios, a cidade mais cosmopolita do Brasil. Novamente pretendemos contar com apoio total do poder executivo, para realizar, um dos eventos mais bem organizados que da cidade se tem notícia. Esperamos um comparecimento ainda maior do que o ocorrido em 2012, quando pessoas da cidade e um público oriundo de 16 estados brasileiros e 12 países, poderá outra vez, homenagear as Artes da Cultura local e Internacional. O I SACI foi um projeto Idealizado pelo entusiasmado Presidente José Gonzaga e realizado pelo corpo acadêmico da ALAB, orientado que foram pela dinâmica Acadêmica Diretora Dyandreia Portugal.

Nesta edição contaremos com as seguintes atividades:

* Cerimônia de Posse Acadêmica
* Entrega do Troféu e Medalha "Destaque do Real Gabinete Português da Cultura Internacional SACI/ALAB 2013"
* Ciclo de Palestras Acadêmicas
* Concerto da Filarmônica Rio Branco
* Tenda abrangendo as Culturas Internacionais
* Feira Literária 
* Tribuna para apresentações livres de escritores, artistas, músicos etc.
* Resultado do Concurso de Conto
* Lançamento da I Antologia da ALAB
* II Concurso Infanto Juvenil de Desenho
* Shows de Danças Folclóricas Internacionais
* Apresentações Artísticas
* Show da Superação da APAE - Búzios
* Show de variedade com a Companhia Circolo de Criação
* Exposição de Artes sob curadora da ABD


Tudo isso e muito mais! Até o final do mês enviaremos a programação completa. Disponibilizaremos, em breve, um site contendo todas as informações sobre hotéis, local do evento e programação. Mas enquanto isso, visite o blog do evento realizado no ano passado para que possa ter uma idéia do que realizaremos este ano. 



Contamos com sua presença, sua divulgação e sua motivação! 

Participe! Programe-se! 

Inscrições gratuitas.

Todo o evento será realizado com total cobertura da mídia convidada presente e da Rede Mídia Primeira Hora – Jornal, Rádio e TV, que transmitirá ao vivo todas as atividades do II SACI 2013. Bem como o Programa Sem Fronteiras com Dyandreia Portugal.

Os artistas que desejarem fazer apresentações especiais, deverão entrar em contato com a organização.

As instituições que desejarem apoiar o evento devem enviar sua logomarca para o credenciamento.


Maiores informações e inscrições: alab@mar.com.br


Divulgou:

--


Dyandreia Portugal
Apresentadora do Programa de TV "Sem Fronteiras"
Editora do Jornal "Sem Fronteiras"
Colunista Cultural do Jornal "Ponto de Vista"
Jornalista - ABJ1127 
Escritora - Artista Plástica - Ativista Cultural 
Diretora da ALAP, ALAB e ABD
Conselheira de Honra da Literarte
Representante Oficial da REBRA, FALARJ e FALASP
Tel.: (22) 8131-3349/7813-0005 - ID: 88*111306

JORNAL SEM FRONTEIRAS


Abril/Maio


Queridos Amigos do Meio Cultural,

Encaminho a versão virtual do Jornal Sem Fronteiras. O Jornal possui sua versão impressa, todo colorido, em 24 páginas, tendo o seu conteúdo todo cultural e está sendo distribuído nos estados do RJ, SP, RS e em algumas cidades pelo Brasil. 

Os pontos de entrega são as Associações, Fundações, Academias, Editoras, Galerias e Bibliotecas. Distribuímos também nos Eventos Culturais e através de voluntários. Se alguma entidade desejar se cadastrar para receber, avisem para que possamos fazer chegar até o endereço indicado a versão impressa.

Mas a sua versão online esta disponibilizada abaixo para todo o mundo. Para conhecê-lo, basta clicar em cima e folheá-lo. Após clicar, utilize o scrow (rodinha de cima do mouse) para poder ler. 








Agradeço muitíssimo se puderem ajudar a divulgar este e-mail entre seus contatos e puderem colocar esta versão em suas páginas pessoais e blogs. Basta copiar a imagem e colar. Lembrem-se: “Juntos somos mais fortes!”

OBS.: Preciso apenas que mantenham a fonte:
 “Jornal Sem Fronteiras” - contato@semfronteirastv.com.br

Aproveito a oportunidade para colocar-me à disposição das instituições culturais para divulgar seus feitos ao longo do ano e aos escritores e artistas plásticos para divulgar suas produções e novidades. Entrem em contato e mandem suas sugestões de pautas para a próxima edição até o dia 20/05.

Sua opinião sobre esta edição apresentada será muito bem vinda. Mande seu feedback.
Um forte e fraterno abraço e boa leitura!



--
Dyandreia Portugal
Apresentadora do Programa de TV "Sem Fronteiras"
Colunista Cultural do Jornal "Ponto de Vista"
Jornalista - ABJ1127 
Escritora - Artista Plástica - Ativista Cultural 
Diretora da ALAP, ALAB e ABD
Conselheira de Honra da Literarte
Representante Setorial da REBRA
Tel.: (22) 8131-3349/7813-0005 - ID: 88*111306

4º CONCURSO LITERÁRIO NACIONAL PRÊMIO BURITI -2013


EM HOMENAGEM AO ESCRITOR DR. JOBAL DO AMARAL VELOSA
EDITAL E FICHA DE INSCRIÇÃO

Objetivo: estimular a criação literária em língua portuguesa e ajudar novos autores a publicar suas obras.

Abrangência:nacional

Categoria:Adulto-maiores de 18 anos

Modalidades: conto, crônica e poesia

Inscrições: de 1º DE MARÇO de a 1º DE AGOSTO de 2013

Permitido enviar apenas uma obra inédita por modalidade.
As obras deverão ter aproximadamente 30 linhas para poesia e 60 linhas para prosa.

Taxa de inscrição:(para despesas )10,00 reais por obra.Enviar cópia do recibo ou cheque nominal junto com o material da inscrição.

Pagamento da inscrição : conta para depósito – Banco do Brasil –agência 4562-4,conta poupança variação 51, número 9345-9, ou cheque nominal a Rita Bernadete Sampaio Velosa.

Envio do material para inscrição:

Pelo correio:
enviar para 4° CONCURSO LITERÁRIO NACIONAL PRÊMIO BURITI 2013
–Caixa Postal 14- CENTRO -CEP 14820-000 –Américo Brasiliense/SP.
1-uma via impressa em papel A4,apenas com título, modalidade e pseudônimo,de cada texto, digitado em times new Roman 12
2-CD contendo a ficha de inscrição e as obras salvas em word.doc
3-cópia do recibo de pagamento ou cheque nominal a Rita Bernadete Sampaio Velosa

Pela internet:
enviar para o E-mail: ritavelosa@bol.com.br
Enviar, em anexo, ficha de inscrição e obras apenas com título , modalidade e pseudônimo , digitados em times new Roman 12,
formato word.doc, mais o recibo digitalizado do pagamento da inscrição.

Premiação: Troféu Buriti e publicação gratuita para o primeiro lugar de cada modalidade. Certificados para os segundos e terceiros lugares de cada modalidade e para todas as mencões honrosas de cada modalidade.

Haverá posteriormente antologia publicada por adesão.Custo:120,00 por texto com direito a três exemplares, já incluído neste montante o custo do envio pelo correio.Exemplares extras:30,00 cada. Exemplares restantes serão enviados para bibliotecas de escolas de Ensino Básico e Universidades

Resultado Final: Em 30 de Outubro e será divulgado pela internet no blogue oficial do concurso e em blogues e sites diversos. Também serão enviado e-mails para os participantes premiados.

Organizadora: Rita Bernadete Sampaio Velosa – Jornalista,escritora e ativista cultural. Delegada da UBT, Consulesa de Poetas Del Mundo,Delegada do Clube de Escritores de Piracicaba/SP e Correspondente das Academias de Letras de Cachoeiro do Itapemirim/ES, de Itajubá e Varginha/MG.Sócia do Movimento VIRARTE/RS e Delegada Cultural da ALPAS XXI/RS.
Telefone para contato: (16) 97910024
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:Peço a todos que venham a se inscrever neste concurso para que SE DIRIJAM TAMBÉM AO SITE ABAIXO e coloquem seu e-mail no campo SEGUIR POR E-MAIL
porque assim fica mais fácil a comunicação entre nós.Deste modo, quando for publicada alguma novidade no site, vocês ficarão sabendo também por e-mail..
Abraço amigo de Rita Velosa!

Rosiska Darcy de Oliveira


A escritora e jornalista Rosiska Darcy de Oliveira foi escolhida  ontem (11/4/13)  a nova imortal da Academia Brasileira de Letras, tendo  obtido 23 dos 38 votos possíveis no primeiro e único escrutínio. Autora de diversas obras, ela substituirá o poeta Ledo Ivo, morto a 23 de dezembro em Sevilha, Espanha. Também foram votados os poetas Antonio Cícero e Marcus Accioly, respectivamente com seis e cinco indicações, e a escritora Mary Del Priore, com duas. Dos votantes estiveram presentes 26 escritores. Os demais se manifestaram por carta.
O secretário-geral da ABL, Geraldo Holanda Cavalcanti, que presidiu a sessão em substituição à presidente da entidade, Ana Maria Machado, ausente por motivos particulares, foi dos primeiros a falar a respeito do resultado e da escritora. “A Academia está muito contente com a eleição da escritora Rosiska Darcy de Oliveira. E se sente enriquecida com o aumento de seu naipe feminino. Trata-se de uma pessoa muito competente e de convívio admirável”, afirmou ele. Tão logo soube do resultado da votação, Rosiska abriu sua casa, no Rio, a confrades e convidados.
 Rosiska Darcy de Oliveira, que é bacharel em direito pela PUC-Rio de Janeiro, iniciou sua carreira jornalística na revista Visãotendo também trabalhado no Jornal do Brasil e TV Globo. Exilada pela ditadura militar, se tornou doutora pela Universidade de Genebra, onde deu aula por dez anos. De volta a seu país, implantou no Rio de Janeiro o Instituto de Ação Cultural que fundara na Suíça.  A escritora integrou a delegação brasileira à Conferência Mundial sobre População no Cairo e co-chefiou a delegação à Conferência Mundial Sobre a Mulher em Beijing. Presidiu no governo federal o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e, 1996, fundou o Centro de Liderança da Mulher, que comanda até hoje.  Embaixadora do Brasil na Comissão Interamericana de Mulheres da OEA, participou ainda do Conselho sobre Mulher e Desenvolvimento do BID. Hoje Rosiska Darcy de Oliveira é consultora de diversos organismos internacionais e  membro do Painel Mundial Sobre Democracia da Unesco.
Os dois primeiros livros da nova integrante da ABL, “O Feminino Ambíguo” e “A Cultura das Mulheres” ─  foram publicados primeiramente  na Europa. Já “Elogia da Diferença” foi lançado entre nós e também nos Estados Unidos. Na escolha de seu nome para a Academia devem ter pesado, ainda, seus livros de crônicas “A Dama e o Unicórnio”, “Outono de Ouro e Sangue”, “A Natureza do Escorpião” e “Chão da Terra”.

Fonte:

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...