vendredi 22 mars 2013

CONCURSO: NÃO PERCA A OPORTUNIDADE!


VARAL DO BRASIL NO 27o SALÃO INTERNACIONAL DO LIVRO DE GENEBRA


ESCRITOR E POETA RIO-CLARENSE REPRESENTARÁ RIO CLARO EM ITABIRA (MG)


Com mais um marcante mega-evento produzido por Eustáquio Lúcio Félix - Colunista Social do Jornal Folha Popular de Itabira - Minas Gerais, acontecerá a 13ª edição da Festa PERSONALIDADES NOTÁVEIS, com a entrega do TROFÉU PEDRO ALEIXO E CATEGORIA ESPECIAL, àqueles que se destacaram no cenário mineiro e brasileiro.
O evento será realizado com um glamouroso baile de gala, nos dias 06 e 07 de Abril de 2013, em Itabira, cidade natal do POETA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE.
Por conta deste acontecimento o Escritor e Poeta rio-clarense ODENIR FERRO estará sendo agraciado com mais uma honraria, dentro de sua trajetória artístico-literária.
Neste evento sociocultural, ODENIR FERRO estará recebendo o Prêmio Literário Personalidades Notáveis. Trata-se do TROFÉU PEDRO ALEIXO. Odenir Ferro estará recebendo mais este prêmio-título, (por indicação de Delasnieve Daspet, mulher poeta e escritora residente em Goiânia (GO)) - por mérito em revelador destaque no conjunto da sua obra literária e sociocultural - contribuindo desta forma, para o desenvolvimento e enriquecimento da Cultura Brasileira. O evento destacará demais personalidades do Brasil todo, em diversos setores socioculturais e empresariais de diversas cidades do país.
O Professor Pedro Aleixo é exemplo histórico de homem público. Os agraciados com o Troféu que leva seu nome foram indicados porque são também exemplos de vida e conduta profissional, compromissados com os valores que tornaram o Dr. Pedro Aleixo um símbolo de integridade política e humana. Ética, cidadania e liberdade - verdades com as quais Pedro Aleixo construiu sua vida e fez história. Assim, os agraciados com o Troféu que leva o nome deste mineiro de raiz e de coragem, vivem e conduzem seus destinos. São Homens e mulheres dignos de exercer a vida, de estar no mundo, criando esperança para as gerações futuras, construindo com mãos e ternura um tempo mais verdadeiro e feliz para todos nós.
O nome dado ao Troféu foi autorizado, com exclusividade, por seus familiares através dos filhos Dr Maurício Brandi Aleixo (Advogado) e o Padre José Carlos Brandi Aleixo (Brasília)
A cidade de Itabira se sente honrada com tantas presenças ilustres.

Mostra Cultural


MOSTRA CULTURAL COLÉGIO LAVOISIER


13/04/2013 – DAS 10 ÀS 17 h


TEATRO – POESIA – MÚSICA
HUMOR – MÁGICA – FEIRA DO LIVRO


EXPOSIÇÃO E APRESENTAÇÃO ARTÍSTICAS DOS ALUNOS


PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO HUMORISTA
“EDSON  SOBRAL” O LOUCO DO SHOW DO TOM

PARTICIPAÇÃO E APOIO CULTURAL

REAL CURSOS -GRUPO CATAVERSOS-SOCIEDADE DE POETAS
POESIA É DA HORA MANO-CASA DO POETA LAMPIÃO DE GÁS
CIA. TEATRAL LOUCOS DO RISO-GRUPO DE TEATRO NOVA VIDA


LIVROS A PARTIR DE R$ 2,00


COLÉGIO LAVOISIER
Av. Celso Garcia, 4.638 - Tatuapé

Organização: Colégio Lavoisier e Real Cursos


Atenciosamente

Ferretti
Ivan Ferretti Machado
Cel. 9106-0948 

Oficina de Jornalismo Literário com Fernando Portela


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OFICINA DE JORNALISMO LITERÁRIO
Com o escritor e jornalista Fernando Portela
no MUNDOMUNDANO

Datas: 06, 13, 20 e 27 de abril
Horário: das 10:00h às 12:30h (com intervalo)
Duração: Quatro aulas de duas horas por dia, aos sábados
Investimento: R$ 400,00 (máximo de 15 participantes por turma)
Uma oficina de escrita criativa ou jornalismo literário não garante e nem sequer propõe que o aluno se transforme em um escritor. Muito menos em um repórter. Quem quiser ser escritor, será. Não precisa de oficinas ou professores.
As oficinas, pelo menos as nossas, intentam despertar nos alunos uma condição atávica do ser: o impulso de se expressar por meio da escrita. Está no DNA da humanidade, vem dos desenhos nas cavernas e, após, da impressão dos papiros. É ancestral a produção humana de diários, relatos, pensamentos, poemas, cartas de amor. Ou contos, romances, enciclopédias.
Escrever é do homem; é hereditário, genético; fado, destino. A oficina de pintura, por exemplo, provavelmente não criará
– mas, quem sabe? – nenhum Picasso. Mas vai despertar no aluno a incrível emoção de conceber imagens coloridas.
No nosso caso, jornalismo literário é o caminho para que se chegue ao êxtase pessoal em que pode se transformar a arte de construir e divulgar pensamentos. Por se tratar de tarefa racional e mensurável, ao contrário do texto de ficção, o jornalismo literário é um excelente caminho, um facilitador da conquista de um modelo harmônico por meios das palavras.
Você já sabe escrever, como já sabe pintar ou esculpir; a expressão, o potencial é seu, intransferível; está dentro de você. O que vamos lhe passar são apenas algumas formas de realização, algumas técnicas.
Não tenha dúvida: é o melhor começo. (Fernando Portela)

Roteiro:
Primeiro dia (06.04): apresentação dos conceitos de jornalismo literário; alunos já receberão tarefas.
Segundo dia (13.04): discussão sobre a coleta de material.
Terceiro dia (20.04): entrega dos esboços e debates sobre dificuldades e dúvidas; alunos entregam suas tarefas.
Quarto dia (27.04): avaliação do material; discussão a respeito de cada experiência; explanação sobre as dificuldades da reportagem e a difícil tarefa dos repórteres.

FERNANDO PORTELA é escritor e jornalista. Vive intensamente os dois papéis há muitos anos. Começou a escrever ficção e não ficção (reportagem) quase ao mesmo tempo, por volta dos 13 anos de idade. Um dos fundadores do Jornal da Tarde, de São Paulo, é autor de boa parte das grandes reportagens que marcaram aquele jornal. “Guerra de Guerrilhas no Brasil”, a de maior repercussão. Transformada em livro, vende há 30 anos. Como escritor de ficção, Portela possui uma obra extensa, adulta, juvenil e até infantil, em conto e novela. Nos últimos anos, lançou uma trilogia de contos adultos com os livros Allegro (2003); O Homem dentro de um Cão (2007); e Memórias Embriagadas (2008). Acaba de fechar um novo livro de contos: A Velha Chama e A Negra Solidão.
Mantém o blog de histórias http://fernandoportela.wordpress.com/

MUNDOMUNDANO é um instituto de difusão da cultura por meio de uma grande “praça” – ágora –, onde pessoas se encontram para conversar, discutir ou apenas se “in-formar”. Tem por base um grupo eclético de colaboradores, das mais diversas e antagônicas formações e classes sociais. Talentos que não tem fácil acesso à mídia para expor sua arte, seja em forma de palavras, traços ou fotografias. Suas impressões sobre o mundo são transmitidas de maneira irreverente, inteligente e instigante, com arte!
A sede é o planeta, mas o espaço físico MundoMundano, em São Paulo, é também uma galeria, uma loja de design, uma livraria, um café, um bar. E um espaço com cursos irreverentes sobre variados temas.

Endereço: Rua Mourato Coelho, 25 - Pinheiros – São Paulo.
Tel.: (11) 2359.7444
Inscrições para a Oficina de Jornalismo Literário: contato@mundomundano.com.br



Agente literária de Fernando Portela:
Vera Moreira
E-mail: vmoreira62@gmail.com / Tels: (51) 3533.3738 e (51) 9323.2337
Rua Carajá, 335 – Vila Assunção – Porto Alegre – RS – CEP 91900-370 
_____________________________________
Visite também:

Poesia Feminina


Distribuí, durante e ao final da palestra "Existe Uma Poesia Feminina ?", os saquinhos de poesia do Projeto Re-Insacando Poesia, que completou 20 anos .Ilustrei , anteriormente, a edição de Poetas Mineiros e o solo, do cito poeta, muito connhecido em especial pelo Belô POético (anual e internacional) e o Poesia na Praça Sete- (sazonal), na capital mineira. Um de meus desenhos a bico de pena foi linha dágua nas páginas e oferecido com o conjunto de poemas.

><

Distribuí exemplares das antologias Varal Antológico II( 2012 ), da antologista Jacqueline Aisenman; saquinhos do Projeto Pão e Poesia de Diovani Mendonça (Contagem-MG),O Livro das Aldravias (SBPA-Mariana-MG ),Eupoema (da antologista e poeta Edinara Leão-virArte Santa Maria/RS) ;Objetivo Indefinido (Maria Moreira, pela autora); XIII Antologia do Milênio, edição em homenagem a Oscar Niemeyer) da Poearte, com de capa de Adão Rodrigues (Belo Horizonte-MG) ; Vozes de Aço , XII Antologia Poética de Diversos Autores, Poearte, antologista Jean Carlos Gomes; Nòs da Poesia + 20 Nosotros, da antologista , jornalista e poeta Brenda Marques Pena, AllPrint ;poemas ilustrados por Iara Abreu (Projeto Aspectos Urbanos, de vários autores) ;Em Nome de Gaia, de Madhu Maretiore ; Poetas en-Cena-antologistas Rogério Salgado e Virgilene Araújo (2010- Editora O Lutador ), entre outros , mais uma antologia Agenda virArte 2013 (organizada por Edinara Leão) , cartõess de poemas , ilustrados com meus desenhos da série Graal feminino Plural; revistas posteres, do grupo Graal Feminino Plural, um exemplar da revista LOGOS ,de Poesia, de S.Luiz, Ma, editada por Kiko Consulin, marcadores de livros e postais poéticos, além de meu poema Rugas.Lancei ainda meu livro Lírios sem Delírios-selo editorial aBrace-Brasil / Uruguai e doei aos presentes.
.

Foram interpretados poemas de mulheres que escrevem poesia .
 



--
Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Sarau Cataversos


Informamos que devido o feriado do dia 29 o
Sarau do Grupo Cataversos da Mooca 
será antecipado para sábado agora, dia 23.

O evento é aberto a todos que queiram demonstrar o seu talento.
Microfones aberto para quem faz e não se tranca na gaveta

Traga no rosto o seu sorriso mais belo e
venha compartilhar conosco de toda essa felicidade

Sarau do Grupo Cataversos da Mooca 
Sábado - Dia 23/03/2013 - 15 horas
Local: Núcleo de Terapias Flor de Lótus
Rua Guaimbé, 48 - Mooca
Próximo ao Hospital CEMA

V ANTOLOGIA DE POETAS LUSÓFONOS


Convite
O Município de Leiria e a Folheto Edições têm a honra de convidar V. Exa. e Família a assistir à apresentação da V Antologia de Poetas Lusófonos a realizar no próximo dia 23 de Março, pelas 15h00, no m|i|mo – Museu de Imagem em Movimento, Largo de S. Pedro, Leiria, Portugal (Junto ao Castelo).

Haverá um momento de poesia, outro de música com Nuno Brito, e visita às exposições “(Re)Conhecer Leiria – meados do século XX” (org. Município de Leiria e Arquivo Distrital) e “Paralelo 30 – Fotografias sobre a China” (org. Embaixada da China).

A cerimónia terminará com um Porto de Honra.


Depois do sucesso das I, II, III e IV Antologias de Poetas Lusófonos, que contou com mensagens de parabéns dos Presidentes da República de Portugal e do Brasil, assim como do Primeiro-ministro de Portugal, de diversas Embaixadas, imensas instituições e muitas pessoas individuais, nasce, agora, a V Antologia de Poetas Lusófonos.
No total na V Antologia são 147 Poetas, oriundos de 15 países. São quase 500 Poetas de mais de duas dezenas de países, em cinco antologias.


Em anexo seguem o convite, a capa do livro e o texto de apresentação.


Entrada livre.

Contamos com a sua presença.
Em nome de toda a equipa,
respeitosos cumprimentos,

Adélio Amaro
Coordenador Editorial

9º Belô Poético


Breve estarão sendo abertas oficialmente as inscrições para o 9º Belô Poético – Encontro Nacional de Poesia de Belo Horizonte, com o tema:
“A poética que reconstrói o amor nas relações”. Palestra com o psicólogo Emerson Pedersoli (MG), show com poemas da poetisa portuguesa Florbela Espanca, musicados pelo músico\compositor Marcos Assunção (RJ) e troca de ideias sobre um calendário anual de eventos, com os poetas Ricardo Bezerra (PB) e Clério José Borges (ES).
Mas por enquanto curtam o vídeo e fotos feito pelo escritor Carlos Ramalho no blog do Belô Poético, clicando no link abaixo. Breve acrescentaremos mais fotos ao blog.

OBS: poetas interessados em participar da coletânea “Poetas En\Cena 7” poderão solicitar regulamento e\ou informações através do e-mail: belopoetico@yahoo.com.br ou pelo telefone: (31) 8421.6827

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...