samedi 7 décembre 2013

CONVITE


Jorge Andrade , (21 de maio de 1922/13 de março de 1984),  considerado  um renovador do teatro brasileiro,terá toda sua obra lançada em ebook pela editora Descaminhos.
 Para comemorar o lançamento desse trabalho, que envolve alguns dos maiores nomes do universo acadêmico e do teatro como comentaristas e  prefaciadores da obra desse dramaturgo que tão brilhantemente participou da cena cultural brasileira, faremos um encontro a 13 de dezembro de 2013 na livraria da Vila da Alameda Lorena, numa divulgação da Amazon.com.br - a partir das 19:30. 

Jorge Andrade começou sua carreira depois de ser apresentado à atriz Cacilda Becker na década de 1950, quando tinha 28 anos.Abandonou então seu sonho  de ser ator e se dedicou a escrever peças que  fizeram dele um grande dramaturgo , renovador do teatro brasileiro, ainda hoje atual pela temática  por meio de peças  que  foram encenadas por grandes diretores da época , tendo  seus personagens  interpretados por alguns dos  maiores atores .
 Buscando um norte para sua obra, Jorge questionou o dramaturgo Arthur Miller , que lhe disse para escrever " a história de seu povo" Nasce dai um dos maiores dramaturgos brasileiros, porque foi contando, em interpretações brilhantes, a história do Brasil, sobretudo o ciclo do café focando na possivel decadência dos valores patriarcais que Jorge Andrade atingiu o sucesso, desde sua primeira peça A Moratória, de 1954, quando recebeu o prêmio Saci.

Seguiram-se várias peças de sucesso, como Pedreira das Almas,recentemente reencenada pelo grupo das Dores do Teatro,  Vereda da Salvação  que contou com o brilho de Antunes Filho em duas montagens notáveis- 1964 e 1993.
Publicou, em seguida, o ciclo Marta, a Árvore e o Relógio, em que narra a formação da sociedade paulista e mesmo brasileira e que em 1970 lhe rendeu o prêmio Molière Especial de Teatro..
Desse ciclo faz parte a peça Os Ossos do Barão, o maior sucesso de público de Jorge Andrade, que nessa peça  se aventura em uma critica irônica e bem humorada ;  marca, até hoje, da excelência trazida à cena pelo Teatro Brasileiro de Comédia, o TBC.
 Os Ossos do Barão, aliás,foram  em 1973 fundidos com  A Escada, outra peça de Jorge Andrade  e, juntos formaram o enredo da telenovela  que levou o nome da primeira peça- Os Ossos do Barão e foi mais um grande sucesso do dramaturgo.

Em 1978  o autor publicou o romance autobiográfico Labirinto, e, em 1979, escreveu Gaivotas para a TV Tupi, trabalho que lhe valeu o prêmio de melhor escritor de televisão do ano conferido pela Associação Paulista dos Críticos de Arte.

Seus últimos trabalhos para a televisão foram na TV Bandeirantes, na década de 1980, com Os AdolescentesNinho da Serpente (um de seus maiores êxitos) e Sabor de Mel, sua última novela, estrelada por Raul Cortez e Sandra Bréa, que a editora Descaminhos publicará em 2014 dando sequência à publicação da obra completa desse grande escritor.
Outras obras teatrais de Jorge Andrade são Senhora na Boca do LixoRasto AtrásAs Confrarias, e O Sumidouro -todas pertencentes ao ciclo Marta a Árvore e o Relógio, agora apresentadas  separadamente  e também no conjunto mostrando o ciclo completo  pela editora Descaminhos. 
 Além disso, neste 13 de dezembro, serão lançadas  outras obras que não pertencem ao ciclo anterior de Jorge Andrade como Milagre na Cela e Mundo Composto, com prefácio e posfacio de Carlos Guilherme Mota, Antonio Candido de Mello e Souza   e Sérgio Carvalho, que nos trazem peças inéditas do dramaturgo cedidas pela familia . num esforço para que esta publicação que começa neste ano de 2013 e se completa em 2014 seja definitivamente  o lançamento da  obra completa de Jorge Andrade, incluindo suas reportagens e crônicas jornalisticas.

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...