samedi 24 août 2013

Curso: "Chico Buarque em verso, prosa e música"

O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí reserva para as quintas-feiras de setembro e outubro um curso inédito na cidade, ministrado pelas poetisas, escritoras e compositoras Valquíria Gesqui Malagoli e Renata Iacovino.
            Trata-se de "Chico Buarque em verso, prosa e música", um projeto que tem como objetivo principal ressaltar algumas das maiores virtudes contidas na obra deste compositor e multiartista, que ao longo de décadas mantém-se no cenário da Música Popular Brasileira como uma das grandes referências, tanto no tocante à qualidade e criatividade de suas composições, peças de teatro e livros, quanto no que estas manifestações interferiram positivamente na construção cultural e social de nosso país.
            Numa promoção da Prefeitura de Jundiaí, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultural - Museu Histórico e Cultural de Jundiaí - o curso é idealizado e executado por Valquíria e Renata, bastante conhecidas por oficinas e saraus por elas realizados nos últimos oito anos.
            Atualmente, Valquíria preside a Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí (está em seu segundo mandato) e Renata é Secretária da entidade.
            "A escolha de Chico é pela riqueza que há em suas composições, podendo-se explorar um vasto universo, desconhecido da grande maioria. Sua obra está ao alcance de todos, à medida que ele popularizou, tornando público e abrangente as questões ali abordadas, emprestando seu conhecimento a todo povo. Basta que tenhamos olhar para isso", salienta Renata.
            O olhar diverso é sempre o mote essencial das oficinas destas artistas, que buscam garimpar informações incomuns, propagando-as ao maior número de pessoas.
            "Chico sempre foi um profundo leitor e conhecedor da literatura universal e em suas letras podemos identificar muito das técnicas utilizadas por poetas, algo que não podemos perder de vista", lembra Valquíria.
            Os participantes terão acesso às músicas, por meio das gravações originais e também por apresentações ao vivo, voz e violão, executadas por Renata.
            O curso é gratuito e as vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas no próprio Museu.


Curso: "Chico Buarque em verso, prosa e música"
Ministrantes: Valquíria Gesqui Malagoli e Renata Iacovino
Local: Museu Histórico e Cultural de Jundiaí
Endereço: Rua Barão de Jundiaí, nº762, centro
Telefone: 4521-6259
Período: quintas-feiras de setembro e outubro
Horário: das 18h30 às 20h30

15 vagas (inscrições prévias)


ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...