lundi 24 juin 2013

OS BALÕES

Odenir Ferro


Aquele morador de um bairro rural podia notar, naquele dia, num ponto muito alto de um fio elétrico de alta-tensão, um pombo-do-mato: - Ali, a descansar imóvel! Ele caminhava pelo matagal nas cercanias regionais da Cidade Azul de Rio Claro. Fora neste momento que ele pudera estender a sua visão para um pouco mais além, e também observar, que lentamente a se movimentar no ar, havia um balão.

Um balão, que de tão azul-claro era a sua cor, quase se camuflava com os azuis tons enevoados daquela manhã graciosa e levemente fria. Aonde o sol, subindo além dele, mais distante do pombo-do-mato e muito mais acima do balão, morosamente vinha. Despontando-se e deixando as brumas da manhã, aos poucos, irem-se dissolvendo entre as pétalas verdes dos gramados em que ele pisava.

E, na unicidade instantânea do momento, havia uma distância espacial bem próxima a ele. O dia estava muito bonito. O céu foi clareando-se e se tornando cada vez mais azulado ao mesmo tempo. Então ele se lembrara de que está acontecendo a Primeira Copa Rio Claro de Balonismo. Evento igual ao de outros anos passados mais recentes, em que a Cidade Azul tão querida por nós todos, viera sediando e promovendo - criando um festival de cores - dentro do azul mais anil da Cidade.

Ele pudera então recordar-se que os Balões esbanjam um colorido visual de belos tons em desenhos multicoloridos. Destacando-se nos diversos cenários da cidade, ao movimentarem-se lentamente entre as casas, os prédios, sítios, estradas, por todos os lugares, enfim. Por onde navegam garbosos e vagarosos: - Uns mais altos, outros mais baixos, uns próximos, enquanto outros recortam o azul infinito do céu; rumando mais além e separado dos demais do grupo... Vão contracenando com todas as belezas pitorescas da nossa querida Cidade de Rio Claro. Vão enaltecendo-a com um brilhantismo todo especial, deixando-a mais imponente e muito mais glamorosa, do que ela já é.

Os Balões enfeitam e dinamizam o céu mais azul da nossa belíssima Cidade Azul!

Eles vão interligando com talentosa maestria e de magnífica forma, as refinadas desenvolturas naturais das belezas poéticas incontidas por todos os hemisféricos esparramados por todo o perímetro urbano e rural da cidade; aproximando as distâncias, e criando um espetáculo de cenas mudas. Contendo muitos subtextos por palavras emotivas não muito articuladas ou pouco verbalizadas, pelas bocas contemplativas nos olhos boquiabertos das pessoas - que com os pés no chão, - onde estiverem os notam sobrevoando o céu: - Com admiração, plenos de imaginação, respeito e encanto!


O Autor é Escritor, Poeta, Embaixador Universal da Paz! Título Concedido pelo Cercle Universel des Ambassadeurs de La Paix Suisse/France.
Autor de vários livros, dentre eles o atual, Às Meninas que sonham (Pétalas d’água) publicados pela:
Para aquisições exemplares dos livros: acessem: www.livrariacultura.com.br, pesquisando:
Odenir Ferro


ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...