dimanche 7 avril 2013

FRASES DA SABEDORIA DO MADRUGADA

Por Germano Machado


... Porque escreves de madrugada, às  cinco da manhã,  uma sabedoria aflora do mundo de dentro, intuicional e aberto, preparado. Mais viria se pudesses acordar antes das cinco, olhando o largo horizonte extensional e a profunda decida do saber vertical...
-
... A razão crê na religião... A mente religiosa, porém, se estende larga ao coração das coisas..O que os medievais chamavam "homo religiosus", mas ainda estavam carregadas do racional - como estado de espírito é metanoia (mudança de pensar) onde o medo não se introduz e onde a insegurança não precisa de apologética...Aqui, o que é, o que é real, e é verdadeiro, por si, prevalece...
-
... Cuidado com esse nome gasto: Deus. Tão gasto que um ateu = Nietzsche - exigiu e preparou uma teologia sem Deus. Esvanece a significação verbal e renasce o significado medular e profundo: o Inominável. Tudo e Todo. O Nada em relação ao nada...
Para subir no campo do aperfeiçoamento mister passar por uma transformação culminante, um encontro pessoal com Deus, pelo sofrimento, uma doença, uma perda, o reencontro da alegria e da profundidade, inteiridade consigo mesmo; depois conhecer os velho e sagrados textos da escritura humana, que em síntese apresenta a história das grandes vidas -  ápices; por fim, entender e discernir o que se contenta nos primeiros caminhos...

... Meditar como tomamos banho-de-mar; expor-se ao sol além, mergulharmos no amplo, profundo, mar interior, tudo ritmadamente  exercitando sem esforço e conversando, caladamente consigo e com o Amigo...

...A dor que agora passas? A frustração que virá? O desapontamento? O descompasso entre o que se queria ser e o que se é? Oportunidades fornecidas, de graça, ao homem para tomar maior contacto consigo mesmo, ter consciência, enfim, de si mesmo, beliscar a pele da sensibilidade e saber que há humores, cinco sentidos, o externo material...

...Duvidas? Forças-me, maravilhosamente a revisar. Ensino, aprendo; aprendo, ensino. Mestre e discípulo ao mesmo tempo, as aulas são gratuitas, se quisermos mesmo aprender... Alerta, mestre, para não te achares completo e cheio; alerta, discípulo, porque o aprendizado é contínuo até chegares à encruzilhada onde terás de divisar novas caminhadas...

...Eu assim me expresso: Eu? E quem sou eu? Que é o eu? Eu? Eu, eu quem?...

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...