vendredi 22 mars 2013

Oficina de Jornalismo Literário com Fernando Portela


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OFICINA DE JORNALISMO LITERÁRIO
Com o escritor e jornalista Fernando Portela
no MUNDOMUNDANO

Datas: 06, 13, 20 e 27 de abril
Horário: das 10:00h às 12:30h (com intervalo)
Duração: Quatro aulas de duas horas por dia, aos sábados
Investimento: R$ 400,00 (máximo de 15 participantes por turma)
Uma oficina de escrita criativa ou jornalismo literário não garante e nem sequer propõe que o aluno se transforme em um escritor. Muito menos em um repórter. Quem quiser ser escritor, será. Não precisa de oficinas ou professores.
As oficinas, pelo menos as nossas, intentam despertar nos alunos uma condição atávica do ser: o impulso de se expressar por meio da escrita. Está no DNA da humanidade, vem dos desenhos nas cavernas e, após, da impressão dos papiros. É ancestral a produção humana de diários, relatos, pensamentos, poemas, cartas de amor. Ou contos, romances, enciclopédias.
Escrever é do homem; é hereditário, genético; fado, destino. A oficina de pintura, por exemplo, provavelmente não criará
– mas, quem sabe? – nenhum Picasso. Mas vai despertar no aluno a incrível emoção de conceber imagens coloridas.
No nosso caso, jornalismo literário é o caminho para que se chegue ao êxtase pessoal em que pode se transformar a arte de construir e divulgar pensamentos. Por se tratar de tarefa racional e mensurável, ao contrário do texto de ficção, o jornalismo literário é um excelente caminho, um facilitador da conquista de um modelo harmônico por meios das palavras.
Você já sabe escrever, como já sabe pintar ou esculpir; a expressão, o potencial é seu, intransferível; está dentro de você. O que vamos lhe passar são apenas algumas formas de realização, algumas técnicas.
Não tenha dúvida: é o melhor começo. (Fernando Portela)

Roteiro:
Primeiro dia (06.04): apresentação dos conceitos de jornalismo literário; alunos já receberão tarefas.
Segundo dia (13.04): discussão sobre a coleta de material.
Terceiro dia (20.04): entrega dos esboços e debates sobre dificuldades e dúvidas; alunos entregam suas tarefas.
Quarto dia (27.04): avaliação do material; discussão a respeito de cada experiência; explanação sobre as dificuldades da reportagem e a difícil tarefa dos repórteres.

FERNANDO PORTELA é escritor e jornalista. Vive intensamente os dois papéis há muitos anos. Começou a escrever ficção e não ficção (reportagem) quase ao mesmo tempo, por volta dos 13 anos de idade. Um dos fundadores do Jornal da Tarde, de São Paulo, é autor de boa parte das grandes reportagens que marcaram aquele jornal. “Guerra de Guerrilhas no Brasil”, a de maior repercussão. Transformada em livro, vende há 30 anos. Como escritor de ficção, Portela possui uma obra extensa, adulta, juvenil e até infantil, em conto e novela. Nos últimos anos, lançou uma trilogia de contos adultos com os livros Allegro (2003); O Homem dentro de um Cão (2007); e Memórias Embriagadas (2008). Acaba de fechar um novo livro de contos: A Velha Chama e A Negra Solidão.
Mantém o blog de histórias http://fernandoportela.wordpress.com/

MUNDOMUNDANO é um instituto de difusão da cultura por meio de uma grande “praça” – ágora –, onde pessoas se encontram para conversar, discutir ou apenas se “in-formar”. Tem por base um grupo eclético de colaboradores, das mais diversas e antagônicas formações e classes sociais. Talentos que não tem fácil acesso à mídia para expor sua arte, seja em forma de palavras, traços ou fotografias. Suas impressões sobre o mundo são transmitidas de maneira irreverente, inteligente e instigante, com arte!
A sede é o planeta, mas o espaço físico MundoMundano, em São Paulo, é também uma galeria, uma loja de design, uma livraria, um café, um bar. E um espaço com cursos irreverentes sobre variados temas.

Endereço: Rua Mourato Coelho, 25 - Pinheiros – São Paulo.
Tel.: (11) 2359.7444
Inscrições para a Oficina de Jornalismo Literário: contato@mundomundano.com.br



Agente literária de Fernando Portela:
Vera Moreira
E-mail: vmoreira62@gmail.com / Tels: (51) 3533.3738 e (51) 9323.2337
Rua Carajá, 335 – Vila Assunção – Porto Alegre – RS – CEP 91900-370 
_____________________________________
Visite também:

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...