jeudi 14 février 2013

DE 8 A 10 DE MARÇO DE 2013



A REBRA (REDE DE ESCRITORAS BRASILEIRAS) maravilhosamente presidida pela escritora Joyce Cavalccante, estará comemorando 14 anos.

"Uma vasta programação está sendo preparada", adianta a Presidente da Organização sem dar muitos detalhes. Joyce diz que a programação será comparada  aos três dias de folia de carnaval! Só que bem sabemos, neste caso, a folia será literária e feminina!

Na ocasião será lançado o livro MULHERES DA FLORESTA, mais um empreendimento de sucesso da REBRA, contando com inúmeras autoras inscritas na organização. O livro será mais tarde traduzido em Francês e Alemão e lançado em Paris, Genebra e Frankfurt.

O acontecimento se dará em São Paulo, capital, entre os dias 8 e 10 de março, iniciando as festividades no dia em que se comemora mundialmente o dia da Mulher.

E o que é a REBRA?

A Rede de Escritoras Brasileiras — REBRA — é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que pretende reunir em associação o maior número de escritoras de nosso país que tenham compromisso público com a literatura, a cultura e a justiça social, entendendo que as idéias exprimidas pela palavra escrita tem a força de modificar a sociedade humana. E é justamente esse o principal objetivo e a missão da REBRA: o aprimoramento da sociedade brasileira em particular e da humanidade em geral, por meio da divulgação da palavra da mulher.

Foi fundada em 8 de março de 1999, para tentar corrigir a grande injustiça que as mulheres escritoras brasileiras, em particular, e as mulheres brasileiras, em geral, sofreram e continuam sofrendo ao serem permanentemente excluídas dos registros históricos de nossa sociedade.

Trabalhamos em conjunto com a organização mundialWomen's WORLD - Women's World Organization for Rights, Literature and Development, com sede nos Estados Unidos da América.

No âmbito Latino-Americano, funcionamos também em parceria com a RELAT — Red De Escritoras Latinoamericanas, sediada no Peru e atuante nos países da América do Sul e México.

(http://rebra.org/index.php?pg=oquerebra.php)


Sobre sua Presidente, Joyce Cavalccante:






A escritora Joyce Cavalccante é a idealizadora e atual presidente da REBRA - Rede de Escritoras Brasileiras. É também diretora da RELAT-Red de Escritoras Latinoamericanas. Embora se sinta atraída superlativamente pelo sossego de seu estúdio, onde escreve seus romances de longo curso madrugada a dentro, não consegue desconhecer as dificuldades pelas quais passa a escritora brasileira, principalmente as iniciantes, quando tentam fazer sua voz ser ouvida e seu talento reconhecido num mercado editorial cada dia mais estreito. Foi justamente para colaborar com a solução desse problema que criou a Rede de Escritoras Brasileiras, associação que pretende divulgar o trabalho literário das mulheres brasileiras de maneira global.
Joyce nasceu em Fortaleza, Ceará e mora em São Paulo. É jornalista, romancista, contista, cronista e conferencista. Publicou nove livros de prosa de ficção individualmente, e participou de quatorze coletâneas de contos com outros autores. Tem obras traduzidas para o inglês, sueco, francês, italiano, espanhol e holandês.Contribui sistematicamente com a imprensa publicando contos, resenhas ou artigos, e já faz algum tempo, vem se dedicando a palestras sobre literatura feminina brasileira nas universidades do Brasil e do exterior.
Nos anos de 1979 e 1980 foi premiada no Concurso de Contos eróticos promovido pela revista Status, publicação da editora Três, São Paulo, com os contos “ESTÓRIA DE UM CORPO DE MENINA e ”LUTA LIVRE” respectivamente. Prêmio APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte - de melhor ficção de 1993, por seu romance “INIMIGAS INTIMAS”. Em 2002 ganhou o Prêmio Radio France Internationale, pelo conto ”NEGUINHA”. Prêmios são pequenos incentivos para uma grande paixão, diz.
Atualmente dedica-se a escrever a saga do povo brasileiro de origem nordestina entre os anos de 1954 ao ano de 2004: Constrói a tetralogia chamada “O CORAÇÃO DOS OUTROS NÃO É TERRA QUE SE PISE”, iniciada com os já publicados romances “INIMIGAS ÍNTIMAS” e “O CÃO CHUPANDO MANGA” . Veja maiores detalhes. Tem a literatura como um privilégio, dai tanto entusiasmo.

(http://rebra.org/escritora/escritora_ptbr.php?id=1002)


*Escritora, venha fazer parte da REBRA!


Jacqueline Aisenman, Representante da REBRA na Suíça


ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...