vendredi 18 janvier 2013

VARAL ANTOLÓGICO 3: VALDIVALDI



Dando continuação à apresentação dos coautores e participantes do livro VARAL ANTOLÓGICO 3, trazemos o artista responsável pela arte da capa, ValdiValdi!

Natural de Florianópolis, SC, Thiago Rogério de Castro Furtado, conhecido no cenário da arte urbana como ValdiValdi, desenvolve Graffitis desde 2006.

Sua índole artística teve início ainda na infância. Pelo grande estímulo familiar esteve próximo das pinturas clássicas, em galerias, museus e principalmente por uma vasta coleção de livros de seus pais, que sem dúvida influenciaram seu trabalho. Do impressionista Van Gogh até o renascentista alemão Albretch Durer, o jovem ainda possuia paixão pelos desenhos animados modernos, animes e mangas japoneses.

Com grande interesse pelos estudos na parte criativa e gráfica, ingressou na faculdade de Design na Unisul, onde viria a se especializar em Design Gráfico em 2011, e fundar a sua própria empresa no setor. Na mesma instituição veio a conhecer a cultura do graffiti e desde então vem utilizando essa linguagem como principal forma de expressão.

Seu fascínio pela cultura ilhéu e costumes dos povos descendentes de portugueses e espanhóis, formaram um par perfeito com a cultura urbana do Graffiti, que também é rica em significados. Foi dessa forma, nos trabalhos de rua, que sua arte foi adquirindo uma identidade e linguagem próprias. 

O mar é sua principal fonte de inspiração, e a figura feminina em seus trabalhos expressa a beleza e a admiração que o artista possui pelas forças incontroláveis dos oceanos. Linhas fluídas e vigorosas marcam o estilo visual desses personagens, que sempre interagem nos mais diferentes ambientes urbanos.

Esta fusão de influências resultaram em obras expressivas e autênticas. Com técnicas de spray oriundas do Graffiti o artista cria trabalhos em grandes proporções, com um incrível detalhamento técnico e estético. 

Por este motivo, sua arte foi exposta em locais de renome na capital, como no hall de entrada do CIC ( Centro integrado de Cultura de Florianópolis 2011), no mural da ponte Colombo Salles, além de inúmeras pinturas na cidade e exposições em galerias de arte (Galeria Luciano Martins e Galeria COR).

Em 5 anos de trabalhos como graffiteiro, recebeu prêmios importantes, como no concurso estadual “Salão jovem Artista em 2009” e no evento nacional organizado pela empresa australiana de sprays IRONLAK em 2011. Sendo o artista escolhido pela marca, dentre 900 participantes, para representar Florianópolis em diversos eventos de graffiti pelo país.

Mas o que torna seu trabalho ainda mais fascinante é a grandeza com que o artista retrata temas tão simples. Realmente uma visão apaixonada de sua própria realidade, culturas urbanas e costumes tradicionais apresentados de forma inesperada.


ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...