mercredi 23 janvier 2013

VARAL ANTOLÓGICO 3: ORGANIZADORA JACQUELINE AISENMAN


Nascida em Laguna, Santa Catarina, terra de pescadores e poetas, de heróis e guerreiros.  Sente-se um pouco de cada: pesca letras, escreve e edita um pouco de tudo, trava batalhas heroicas com a vida e, nestas guerras, muitas vezes sai vitoriosa... Noutras, apenas observa e aprende.
Viajante no corpo e na alma, Jacqueline viveu em Laguna, Curitiba, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Florianópolis e há mais de vinte anos aquietou-se em Genebra- Suíça, sua casa e pátria também.
Foi Diretora dos Museus Anita Garibaldi e Casa de Anita em Laguna – SC onde instituiu pela primeira vez o pagamento de entradas para a instituição, criando os ingressos personalizados com obras de artistas plásticos da terra. Na mesma época fez a primeira grande reforma do Museu Anita Garibaldi, realizando um grande inventário de todo o acervo lá existente. Foi também Diretora do Departamento de Cultura da cidade onde implantou vários projetos culturais, entre eles o “Faça seu Próprio Livro”, que incentivava e ensinava a fazer livros artesanais. Realizou também projeto de longa pesquisa junto a pessoas de idade avançada no centro e no interior da cidade, numa tentativa de resgatar a memória de Laguna através de histórias contadas pelos seus cidadãos. Realizou várias exposições dos artistas plásticos, artesãos e escritores locais.
Foi colaboradora de jornais em Santa Catarina como redatora e revisora. Foi fundadora e redatora do jornal “O Manifesto”, de curta, mas intensa vida.
Representante da REBRA (Rede de Escritoras Brasileiras na Suíça, Conselheira Internacional da LITERARTE, membro efetivo e correspondente de várias Academias de Letras. Membro do Grupo de Escritores Lagunenses Carrossel das Letras. Integra também a Sociedade Poetas del Mundo e o Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix. Estabelecida em Genebra, Suíça, desde 1990, já publicou vários livros, voando solo e em bando. Seus livros: Coracional, Poesia nos Bolsos, Entre os Morros da Minha Infância, Lata de Conserva, Palavras para o seu Coração e seu mais novo lançamento: Briga de Foice. Criou em 2009 e até o presente momento edita a revista literária eletrônica e o site Varal do Brasil fazendo uma ponte de palavras entre o continente europeu e o Brasil.



Filha de pais abençoados. Mãe de filhos muito amados. Esposa de um homem bravo. Meu nome é Jacqueline, mas pode chamar de poeta da vida!

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...