vendredi 4 janvier 2013

PLANETA ARRETADVI

Há muito tempo o ser humano vem praticando o mal contra si mesmo, contra o Planeta no qual vive e contra os seres que com ele dividem o Planeta.
O uso indiscriminado das riquezas naturais, o tratamento inadequado do lixo produzido. A falta de humanidade na relação com os animais. O descaso diante das matas que se reduzem dia após dia.
O ser humano faz tanta questão de destacar dos demais seres como sendo racional e o que ele mais faz em sua vida é dar provas de irracionalidade. *
Infelizmente nosso planeta é afetado por vários problemas ambientais, muitos deles provocados por diversas ações humanas. Estes problemas afetam a fauna, flora, solo, águas, ar, etc. Se não pararmos as máquinas que devastam o desperdício que inutiliza as ações que consomem desmesuradamente e a violência que agride o ambiente… Corremos o sério risco de sermos os próximos na lista de animais em extinção…
Creio que estamos passando por um momento de transição. Ainda não é hora do advento final.  Esqueçamos o fim e pensemos no recomeçar.  Quando precisamos nos curar de algum vício, quando precisamos seguir a risca os conselhos médicos, nos pensamos e confiamos na seguinte frase: “Isso só depende de você“. E não é verdade? Para salvar o mundo, você precisa acreditar que pode mudá-lo.
Até quando viveremos em uma sociedade compulsiva e capitalista? Quando os homens perceberam que a tecnologia é um bem favorável, mas que representa uma ameaça à vida humana?“Como nós queremos o mundo daqui a 20 anos? Que futuro nós projetamos para os nossos filhos? O que nós precisamos mudar para melhorar o planeta em que vivemos?
Onde está à sociedade humana pregada em muitos poemas, contos, crônicas e artigos espalhados pelo mundo afora? Por que de tanta ganância, de desejo de poder? Há todo momento via internet, rádio e TV noticiam a destruição causada pelo desequilíbrio da natureza, nos mostra que o mundo começa a dar sinais de alerta. O homem do século XXI deve buscar o progresso tecnológico, mas com uma visão ampla onde se pode avistar o futuro de forma clara e saudável.
O meio de produção e a busca incessante pelo capital tornou a humanidade meras peças que a cada dia contribui para a destruição do meio onde se vive. Um verdadeiro efeito dominó, onde foram gastos anos para conquistar o “progresso”, mas em segundos este progresso “destruirá o planeta”.
O que está acontecendo com o mundo? O que se passa na cabeça dos homens?
Todos nós podemos dar nossas opiniões, ideias e sugestões para o futuro. As pessoas precisam abrir mão da sua própria identidade e pensar no coletivo. O “nós” passa a ser mais importante do que o “eu”.
A humanidade propriamente dita está semeando o apocalipse e o que parece estar distante da nossa realidade, amanhã pode ser o cenário presente a nossa volta.
Portanto, é visível que a humanidade deve caminhar em direção do progresso, no entanto não podemos deixar de dizer que “tudo que levou o homem ao apogeu será os principais elementos que o levará ao declínio, a uma era de destruição, causo e extinção da vida humana”.
O mundo não se acabou em 2012, como alguns poderiam pensar! Mesmo que tanto de ruim tenha e continue sendo feito, o Planeta Terra ainda nos acolhe!**
Em suma, não queremos concretizar este “apocalipse”, vamos juntos lutar por um futuro melhor; unidos poderemos transformar a realidade do amanhã. O mundo vai ser muito melhor quando começarmos a viver a filosofia do “bem-viver”. Se vivermos de forma consciente os efeitos das nossas ações, nós aprenderemos a conviver em completa harmonia e, em 2013 estaremos comemorando o renascer de uma nova era: A Era em que os humanos aprenderam a conviver em paz e harmonia, respeitando o mundo que vive a sua volta; com a força do amor, adquirindo a consciência do valor da proteção ambiental, da proteção dos animais e de si mesmo.***
Neste nosso mundo que busca na poesia das palavras um recurso para suavizar tamanhos maus-tratos e descasos, convido autores de todos os cantos a escrever sobre o Planeta Terra e a Vida. O resultado, vocês verão, é uma declaração de amor provando que sim, ainda existem pessoas que se importam com o futuro deste maravilhoso lugar em que vivemos. O carinho destas pessoas que escreverão se traduz em palavras em defesa do Planeta. Poemas, contos, crônicas, artigos. A arte e a escrita se unindo contra a desgraça que atinge a vida. Que possamos viver a vida de forma plena, que nos traga o melhor e a ela possamos dar o nosso melhor!****

* Citação do editorial da revista Varal do Brasil no. 19 de janeiro de 2013
** Citação do editorial da revista Varal do Brasil no. 19 de janeiro de 2013
*** Citação do editorial da revista Varal do Brasil no. 19 de janeiro de 2013
**** Citação do editorial da revista Varal do Brasil no. 19 de janeiro de 2013:


Dhiogo José Caetano Professor, escritor e jornalista 
Comendador da Academia de Letras de Goiás. 
Senador da FEBACLA Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes
Membro das Academias:  ALB (Brasil/Suíça), ACLAC (RJ),  ACLA (MG), CACL (ES), ARTPOP(RJ) e OsConfradesdaPoesia (Portugal)



ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...