mercredi 30 janvier 2013

CONSULADO-GERAL DO BRASIL EM ZURIQUE - CONVITE

A PEDIDO DO CÔNSUL - GERAL ADJUNTO SR. UNALDO EUGENIO VIEIRA DE SOUSA, ESTAMOS DIVULGANDO AS INFORMAçÕES E O CONVITE ABAIXO: 


CONSULADO-GERAL DO BRASIL EM ZURIQUE

CONVITE


O CONSULADO-GERAL DO BRASIL EM ZURIQUE CONVIDA A COMUNIDADE BRASILEIRA DESTA JURISDIÇÃO CONSULAR PARA REUNIÃO PLENÁRIA PÚBLICA COM VISTAS À OBTENÇÃO DE COMENTÁRIOS E SUGESTÕES PARA O APERFEIÇAMENTO DO MECANISMO DO CONSELHO DE REPRESENTANTES DE BRASILEIROS NO EXTERIOR - CRBE.
DATA E HORÁRIO:

A REUNIÃO, ABERTA AO PÚBLICO, TERÁ LUGAR NO DIA 23 DE FEVEREIRO DE 2013, SÁBADO, DAS 09:00 ÀS 12:30 HORAS E DAS 14:30 ÀS 17:30 HORAS.



LOCAL: “EVANGELISCH-REFORMIERTE KIRCHGEMEINDE NEUMÜNSTER- GROSSER SAAL”, SEEFELDSTRASSE 91, 8008, ZURIQUE




AGENDA: ENCONTRA-SE EM ANEXO A AGENDA DA REUNIÃO COM OS RESPECTIVOS TEMAS A SEREM DISCUTIDOS E AS REGRAS E TEMPO LIMITE PARA INTERVENÇÕES INDIVIDUAIS. AS INTERVENÇÕES ESTARÃO ADSTRITAS AOS TEMAS DA AGENDA.
O CONSULADO-GERAL DO BRASIL EM ZURIQUE CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS CIDADÃOS BRASILEIROS INTERESSADOS NO CONSELHO DE REPRESENTANTES DE BRASILEIROS NO EXTERIOR – CRBE, CUJA VERSÃO ANTERIOR FOI EXTINTA EM 2012.

AGENDA DA REUNIÃO PLENÁRIA DE CONSULTA À COMUNIDADE BRASILEIRA DA JURISDIÇÃO DO CONSULADO-GERAL DO BRASIL EM ZURIQUE PARA APERFEIÇOAMENTO DO MECANISMO DO CONSELHO DE REPRESENTANTES DE BRASILEIRO NO EXTERIOR – CRBE
(i)09:00 - CHEGADA DOS PARTICIPANTES E ASSINATURA DA FOLHA DE PRESENÇA
(ii)09:30 - ABERTURA OFICIAL PELA SENHORA CÔNSUL-GERAL DO BRASIL EM ZURIQUE
(iii)09:35 -  INTRODUÇÃO - HISTÓRICO E RELATO FACTUAL. APRESENTAÇÃO CONCEITUAL DO CRBE (CÔNSULES-GERAIS ADJUNTOS)
(iv)09:50 - AVALIAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DO CRBE PELOS PARTICIPANTES, INCLUINDO DIFICULDADES E RESULTADOS, SOB A ÓTICA DA COMUNIDADE.
OS PRESENTES PODERÃO SOLICITAR INTERVENÇÕES AO MICROFONE LEVANTANDO O BRAÇO PARA IDENTIFICAÇÃO PELOS REPRESENTANTES DO CONSULADO-GERAL. FUNCIONÁRIOS DO CONSULADO-GERAL ANOTARÃO O NOME DE CADA SOLICITANTE EM FORMULÁRIO PARA ATENDIMENTO EM ORDEM CRONOLÓGICA DE SOLICITAÇÃO. AS INTERVENÇÕES AO MICROFONE SERÃO CRONOMETRADAS E NÃO EXCEDERÃO O LIMITE DE 5 (CINCO) MINUTOS. AO CABO DE 5 MINUTOS O MICROFONE SERÁ AUTOMATICAMENTE DESLIGADO.
(v)11:00 - INTERVALO DE 15 MINUTOS
(vi)11:15 - AVALIAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DO CRBE PELOS PARTICIPANTES, INCLUINDO DIFICULDADES E RESULTADOS, DA ÓTICA DA COMUNIDADE (CONTINUAÇÃO)
(vii)12:00 - DISCUSSÃO DO PROCESSO DE REFORMULAÇÃO DO CRBE. AS INTERVENÇÕES INDIVIDUAIS SEGUIRÃO AS MESMAS REGRAS ESTIPULADAS PARA O ITEM ANTERIOR
(viii)12:30 - INTERVALO PARA ALMOÇO (OS PARTICIPANTES INCUMBIR-SE-ÃO DE SUAS PRÓPRIAS REFEIÇÕES)
(ix)14:30 - RETOMADA DOS TRABALHOS. CONTINUAÇÃO DA DISCUSSÃO DO PROCESSO DE REFORMULAÇÃO DO CRBE.
(x)15:45 - INTERVALO DE 15 MINUTOS
(xi)16:00 - RETOMADA DOS TRABALHOS. CONTINUAÇÃO DA DISCUSSÃO DO PROCESSO DE REFORMULAÇÃO DO CRBE.
(xii)17:20 - AGRADECIMENTOS DA SENHORA CÔNSUL-GERAL DO BRASIL EM ZURIQUE
(xiii)17:30 – ENCERRAMENTO DA REUNIÃO

TEMAS
AS INTERVENÇÕES INDIVIDUAIS ESTARÃO ADSTRITAS AO SEGUINTE ROL DE TEMAS. QUASIQUER OUTROS TEMAS SÓ PODERÃO SER SUSCITADOS SE ESTIVEREM EM SINTONIA COM AS QUESTÕES ABAIXO FORMULADAS:
I) DA COMPOSIÇÃO DO CONSELHO
- O NÚMERO DE CONSELHEIROS (16 TITULARES E 16 SUPLENTES) FOI SUFICIENTE PARA GARANTIR A BOA REPRESENTATIVIDADE DAS DIVERSAS COMUNIDADES BRASILEIRAS NO EXTERIOR?
- A DIVISÃO DOS CONSELHEIROS POR 4 REGIÕES (AMÉRICAS DO SUL E CENTRAL/ AMÉRICA DO NORTE E CARIBE/ EUROPA/ ÁSIA, ÁFRICA, ORIENTE MÉDIO E OCEANIA) FUNCIONOU?
- DEVERIA HAVER LIMITE NO NÚMERO DE INTEGRANTES NO CONSELHO POR PAÍS DE RESIDÊNCIA?
- DEVERIA HAVER ASSENTO NO CRBE PARA ÓRGÃOS DO GOVERNO BRASILEIRO ATUANTES EM TEMAS DE INTERESSE DAS COMUNIDADES NO EXTERIOR?
- QUAIS SERIAM OS IMPEDIMENTOS PARA QUE UM CIDADÃO POSSA SER MEMBRO DO CONSELHO?
II) DA SELEÇÃO DOS INTEGRANTES DO CRBE
- A ELEIÇÃO DE 2010 DEU REPRESENTATIVIDADE E LEGITIMIDADE AOS CONSELHEIROS?
- QUE PAPEL DEVEM TER OS CONSELHOS DE CIDADÃOS OU DE CIDADANIA NA ELEIÇÃO DOS INTEGRANTES DO CRBE?
- A ELEIÇÃO DOS INTEGRANTES DO CRBE PODERIA SER FEITA, ONDE HOUVER, POR CADA CONSELHO DE CIDADÃOS/CIDADANIA?
- QUAL A MELHOR FORMA DE ASSEGURAR QUE OS CONSELHEIROS REPRESENTEM UMA PARCELA EXPRESSIVA DA COMUNIDADE E SEJAM RESPONSÁVEIS PERANTE ELA AO LONGO DE TODO O SEU MANDATO?
- QUAL O TEMPO IDEAL DE MANDATO PARA O CRBE?
III) DO FOCO DOS TRABALHOS
- OS INTEGRANTES DO CONSELHO DEVERIAM SER DIVIDIDOS POR ÁREA DE ATUAÇÃO (POR EXEMPLO, EDUCAÇÃO, SAÚDE, TRABALHO, ETC.) E/OU POR ÂMBITO REGIONAL?
- OS INTEGRANTES DOS CONSELHOS DEVERIAM REUNIR-SE EM ÂMBITO REGIONAL OU TEMÁTICO? EM CASO AFIRMATIVO, COM QUE PERIODICIDADE? ESSAS REUNIÕES PODERIAM SER VIRTUAIS, POR VIDEOCONFERÊNCIA?
IV) CÓDIGO DE CONDUTA
- DEVERIA HAVER CÓDIGO DE CONDUTA/ÉTICA PARA OS INTEGRANTES DO CRBE?
- QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES DA COMUNIDADE EM RELAÇÃO À CONDUTA DOS SEUS REPRESENTANTES?
V) AFERIÇÃO DE RESULTADOS
- DEVERIA HAVER MECANISMO PERMANENTE DE INTERLOCUÇÃO DOS INTEGRANTES DO CRBE E AS COMUNIDADES BRASILEIRAS RESIDENTES EM SUAS REGIÕES?
- DEVERIA HAVER SISTEMA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PERMANENTE POR PARTE DOS INTEGRANTES DO CRBE, EM REUNIÕES PRESENCIAIS?
- A QUEM OS INTEGRANTES DO CRBE DEVERIAM PRESTAR CONTAS?
- DE QUE FORMA AS COMUNIDADES PODERIAM FAZER CHEGAR AOS INTEGRANTES DO CRBE SUAS REIVINDICAÇÕES, PREOCUPAÇÕES E SUGESTÕES?
- QUAL DEVERIA SER A RELAÇÃO ENTRE OS INTEGRANTES DO CRBE E OS CONSELHOS DE CIDADÃOS/CIDADANIA/ASSOCIAÇÕES DE BRASILEIROS EM SUAS REGIÕES?

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...