lundi 3 décembre 2012

UNILUZ


7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul


7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul
03 a 08 de dezembro
patrocínio: Petrobras
realização: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República
produção: Cinemateca Brasileira / Ministério da Cultura
entrada franca


Cinemateca de Curitiba / Sala Groff (104 lugares)
R. Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco – CEP 80510-040
(41) 3321.3252



7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

CURITIBA RECEBE
FESTIVAL DE CINEMA E DIREITOS HUMANOS


*** programação reúne 37 filmes, representando oito países da América do Sul

*** acessibilidade garantida em sessões com audiodescrição e closed caption

*** na programação, diversos longas-metragens inéditos no Brasil

*** elencos das obras destacam Denise Fraga, Simone Spoladore, Bruno Perillo,
Antonio Petrim, Caio Blat, Daniel de Oliveira, Cássio Gabus Mendes e Ângelo Antônio

*** Lei Maria da Penha inspira dois filmes brasileiros

Um total de 37 filmes, incluindo vários títulos inéditos no país, estão na programação da 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que inicia-se a partir de 7 de novembro e segue até 20 de dezembro, atingindo as 26 capitais estaduais brasileiras e o Distrito Federal, sempre com entrada franca.

O grande homenageado do evento em 2012 é o brasileiro Eduardo Coutinho, considerado um dos mais importantes documentaristas da atualidade em todo o mundo. Seu trabalho é reconhecido pela sensibilidade e pela capacidade de ouvir o outro, registrando sem sentimentalismos as emoções e aspirações das pessoas comuns. Estão programados o clássico “Cabra Marcado Para Morrer” (1984), premiado no Festival de Berlim, “Santo Forte” (1999), um mergulho na intimidade de católicos, umbandistas e evangélicos de uma favela carioca, e “O Fio da Memória” (1991), mosaico sobre a experiencia negra no Brasil a partir da figura de um artista popular. Coutinho tem encontro com o público no dia 24/11, sábado, às 16h30, na Cinemateca Brasileira (São Paulo).

A programação traz ainda uma série de títulos inéditos no circuito comercial, como os longas-metragens “Hoje”, de Tata Amaral, e “O Dia Que Durou 21 Anos”, de Camilo Tavares. O documentário “O Dia Que Durou 21 Anos” revela documentos secretos que confirmam articulações de governos norte-americanos para a derrubada do presidente João Goulart, seguida pela instauração da ditadura militar brasileira (1964-1985). “Hoje”, por seu turno, aborda reflexos atuais de fatos ocorridos durante essa mesma ditadura e tem no elenco Denise Fraga e o ator uruguaio Cesar Troncoso. O filme foi o grande vencedor do Festival de Brasília, onde acumulou cinco premiações, inclusive de melhor filme e de melhor atriz.

Também inédito comercialmente no país, o colombiano “Chocó”, de Johnny Hendrix Hinestroza, foi lançado pelo Festival de Berlim deste ano e transformou-se em grande sucesso de público: meio milhão de pessoas assistiram ao filme na Colômbia. A obra destaca os problemas do desemprego, do desalojamento e da violência doméstica.

Com sua estreia mundial também promovida pelo Festival de Berlim, o indicado oficial pelo Uruguai ao Oscar de Filme Estrangeiro “A Demora” mostra uma mulher, de família pobre, que não consegue internar seu idoso pai em um asilo e acaba tomando uma atitude drástica. Assinado pelo cultuado diretor Rodrigo Plá, o longa é inédito nas salas brasileiras.

Maior bilheteria de um documentário em cinemas do Equador, “Com o Meu Coração em Yambo” tem sua estreia brasileira na 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. Trata-se da história de uma família colombiana que foge da violência política de seu país e acaba tendo dois de seus filhos sequestrados e desaparecidos no Equador. A filha caçula María Fernanda Restrepo é a diretora do filme e nele realiza uma viagem pessoal misturada à memória de todo um país marcado por sua história.

Longa-metragem inédito no Brasil, o paulista “Último Chá”, de David Kullock, focaliza um solitário que vive em um velho casarão em demolição e cujo filho foi assassinado pela ditadura militar. Bruno Perillo e Antonio Petrim lideram o elenco.

Duas obras focalizam a lei Maria da Penha, que alterou o Código Penal Brasileiro, permitindo que agressores de mulheres no âmbito doméstico sejam presos em flagrante ou tenham a prisão preventiva decretada: o média-metragem “O Silêncio das Inocentes”, de Ique Gazzola, e o curta “Maria da Penha: Um Caso de Litígio Internacional”, de Felipe Diniz. A lei leva o nome da biofarmacêutica cearense que ficou paraplégica após ser baleada pelo marido.

Na programação está ainda “Elvis & Madona”, longa vencedor do Prêmio da Associação de Correspondentes Estrangeiros (ACIE) nas categorias melhor ator (para Igor Cotrim, melhor atriz (para Simone Spoladore), melhor diretor (para Marcelo Laffitte) e melhor filme segundo o júri popular. O divertido enredo acompanha o envolvimento de uma travesti com uma jovem entregadora de pizza.

Já "Batismo de Sangue", dirigido por Helvécio Ratton, trata da participação de frades dominicanos na luta clandestina contra a ditadura militar brasileira, no fim dos anos 1960. Adaptado do livro homônimo de Frei Betto, vencedor do prêmio Jabuti, o filme foi vencedor dos prêmios de melhor direção e melhor fotografia no Festival de Brasília e tem no elenco Caio Blat, Daniel de Oliveira, Cássio Gabus Mendes e Ângelo Antônio.

As projeções da 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul acontecem nas seguintes cidades: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória. Em todos os locais há acessibilidade a pessoas com deficiência e as sessões contam com sistema de audiodescrição e de closed caption (voltadas a deficientes visuais e auditivos, respectivamente).

Uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira/MinC e patrocínio da Petrobras, a Mostra tem o objetivo de celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948,  exibindo filmes produzidos recentemente nos países sul-americanos, criando espaços para que produtores e demais profissionais do cinema possam divulgar seus trabalhos relacionados aos Direitos Humanos.

A iniciativa conta com apoio do Ministério das Relações Exteriores, da TV Brasil, da Sociedade Amigos da Cinemateca e do Sesc. As obras mais votadas pelo público são contempladas com o Prêmio Exibição TV Brasil nas categorias longa, média e curta-metragem. A programação tem curadoria do cineasta e curador Francisco Cesar Filho.

Mais informações podem ser acessadas através do website www.cinedireitoshumanos.org.br.

CONCURSO LITERÁRIO "POEMA DE NATAL"



Concurso Poema de Natal
A república dos Autores lhe convida a enviar um poema que fale do Natal e das lembranças que este dia nos traz.  (Menino Jesus, Papai Noel, ou tema que lembre a data Natalina).
Deve ser de autoria própria e cada autor dever ser  o responsável pela obra enviada. (Revisão, plágio etc...)
O texto deve ser enviado somente pela internet para o endereço: jmachadolg@hotmail.com. No período das 0800h do dia 01de dezembro até as 2359h do dia 15 do mesmo mês. A inscrição é gratuita.

O autor além de seu texto deverá enviar breve currículo e endereço.

Premiação:

0s 1º, 2º e 3º colocados, terão seus poemas postados em destaque no Sítio da República dos Autores no período de 20 de dezembro 2012 a 05 de janeiro 2013.
Os três colocados, também receberão sem despesas de correios em suas casas, 03 exemplares das coletâneas “Tão, longe tão perto”, organizadas por este sítio. (Coletâneas, I, II e III)

Poderão ainda ser escolhidas para ficarem em destaque no site, textos que ganharem menção honrosa.

Boa Sorte.

J.Machado - Organizador


2º CONCURSO LITERÁRIO OLIVEIRA CARUSO - TEMAS: NATAL E ANO NOVO


Exmº(a) Srº(a) autor(a),
Pedimos desculpa se esta informação (NEWSLETTER) não for de seu interesse. Se não desejar receber mais convites e informações nossas, agradecemos que nos informe – basta reenviar esta mensagem constando no Assunto a palavra “Remover”- (Não se esquecer de fazer a devolução pelo e-mail que deseja ver eliminado; se não fizer isso, ficaremos impossibilitados de o remover).  Este e-mail não poderá ser considerado spam, uma vez que está identificado e inclui uma forma de ser removido conforme legislação do correio eletrônico.
Se gostou de receber este e-mail reenvie para  os  seus amigos. Caso queira  que  alguém receba diretamente esta Newsletter, envie-nos  o  e-mail  que  nós acrescentaremos à nossa lista.



1. Da finalidade do concurso


O presente concurso literário, conquanto destinado a pessoas de qualquer nacionalidade,  visa a estimular a escrita na língua portuguesa (e a leitura da tão respeitada literatura brasileira), numa época em que esta precisa tanto de valorização por parte de seus próprios nacionais. Deve-se ressaltar que não há CNPJ por trás do concurso simplesmente porque eu, PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA CARUSO, sou uma pessoa física organizando-o e atribuindo a premiação aos vencedores sem que haja uma empresa ou ONG voltada para tal. Agradecemos desde já a confiança de escritores inscritos nos dois concursos literários anteriores (LITERATURA DA NATUREZA, EROTISMO COM ARTE, OLIVEIRA CARUSO, EROTISMO EM RIJAS ASAS e FULGURAS DO AMOR).


2. Da inscrição


2.1. A inscrição será aberta a todos os autores que entreguem seus textos em língua portuguesa.

2.2. O período de incrições dar-se-á de 1 de dezembro de 2012 a 23 de dezembro de 2012 através do envio dos dados do autor seguidos do(s) texto(s) no corpo do email (logo, sem anexos), para oliveira.caruso@gmail.com .

2.3. Não há necessidade de os textos inscritos serem inéditos, desde que os aludidos textos não tenham se sagrado vencedores de outros concursos que hajam exigido a cessão de direitos autorais. Se os textos tiverem sido vencedores, mas não haja sido exigida a cessão aludida, serão perfeitamente aceitos.

2.4. A participação neste concurso implicará na aceitação irrestrita do regulamento presente, sendo irrecorrível e soberana a decisão do júri no que tange a dirimir quaisquer dúvidas não esclarecidas neste mesmo regulamento.

2.5. Deve ser efetuado o depósito no valor de R$20,00 (vinte reais) por texto inscrito, com limite máximo de até 3 (três) textos por cada categoria (prosa e poesia) no BRADESCO, na conta de POUPANÇA nº 0203752-1 da agência 3434-7. Por exemplo, a pessoa que inscrever 4 (quatro) textos precisa depositar R$80,00 (oitenta reais), mas deve respeitar o máximo de textos de cada categoria (3 textos). Importante é ressaltar que não há separação de categoria entre os temas Natal e Ano Novo (o autor pode enviar poemas, só sendo exigido que o total de poemas em homenagem ao Natal e / ou ao Ano Novo totalize 3 (exemplo: 2 sobre o Natal e 1 sobre o Ano Novo).

2.6. Não será devolvido o valor depositado no caso de desclassificação de textos.

2.7. A cópia do comprovante de depósito bancário da taxa de inscrição deverá ser preferencialmente enviada por email, podendo ela ser digitalizada ou fotografada.


3. Das categorias de textos


3.1. A categoria “prosa” engendrará qualquer tipo de prosa, como: conto; crônica; redação; carta; trabalho acadêmico; artigo; microconto etc.

3.2. A categoria “poesia” engendrará qualquer tipo de poesia, como: poesia livre; haikai; indriso; trova; soneto; glosa; redondilha; cordel; aldravia; rondel; poetrix etc.

3.3. Para a categoria “prosa”, a formatação deverá ser em fonte TIMES NEW ROMAN ou ARIAL, ambas tamanho 12, espaçamento simples, sendo que o texto deve ocupar no máximo cinco páginas do editor de texto (word / wordpad) e deverá ter necessariamente título.

3.4. Para a categoria “poesia”, a formatação deverá ser em fonte TIMES NEW ROMAN ou ARIAL, ambas tamanho 12, espaçamento simples, sendo que o texto deve ocupar no máximo uma página do editor de texto (word / wordpad) e deverá ter título necessariamente.


4. Do tema


4.1. O tema para qualquer das duas categorias será Natal e Ano Novo, inclusive podendo ser textos que abordem os dois temas ao mesmo tempo, sem problemas.


5. Dos dados necessários


5.1. No corpo do email (não como anexo) deverão constar:

- o nome completo do autor;
- o pseudônimo adotado;
- a(s) categoria(s) a que concorre (prosa / poesia);
- o endereço completo (com CEP) para o envio do prêmio;
- um breve currículo do autor (até no máximo 10 linhas);
- opcionalmente, o número do telefone residencial e do telefone celular, para eventuais esclarecimentos.

5.2. Também no corpo do email (não como anexo) deverá ser enviado cada texto a concorrer, logo abaixo dos dados aludidos no parágrafo acima, sendo que (de acordo com a preferência do concorrente):

- cada texto poderá ser enviado em uma correspondência eletrônica diferente junto com os dados acima do mesmo. Por exemplo, se forem enviados 6 (seis) textos, enviando 6 (seis) emails, sendo cada um com os dados pedidos do autor e o texto em seguida,

- ou podem ser, no caso de mais de um texto do mesmo autor, enviados no mesmo email, mas separados por título, após os dados do autor.

5.3. O concorrente é plenamente responsável pela veracidade das informações prestadas e pela eventual prática de plágio total ou parcial.


6. Da premiação


6.1. A premiação consistirá de medalhas simbolizando ouro, prata e bronze, respectivamente para o primeiro, o segundo e o terceiro colocados de cada categoria, sendo que cada medalha é confeccionada em material resistente a meramente simbolizar a cor do metal respectivo aludido, como normalmente se dá em competições em geral.

6.2. Será enviado por email, após a publicação do resultado, a todos os participantes, um certificado de participação no presente concurso literário, sendo que a data de publicação da lista dos vencedores será 25 de dezembro de 2012, podendo até mesmo ser antecipada ou postergada (devido à quantidade de trabalhos recebidos ser menor ou maior que a esperada), sendo certo que se dará no site REINO DOS CONCURSOS.COM e através de email enviado para os três vencedores de cada categoria.

6.3. Os participantes, em caso de serem premiados, autorizam desde já a publicação de seu texto agraciado no site aludido para meros fins de promoção do concurso cultural e dos autores, não havendo qualquer cessão de seus direitos de autor em prol do concurso; no caso de preferirem, os participantes poderão se identificar apenas com pseudônimo, sendo certo que este dado é que, no caso de preferência do autor, será publicado no blog, em caso de ser agraciado com medalha ou menção honrosa.

6.4. Se for constatado haver vencedor com mais de uma medalha na mesma categoria, será mantida a melhor colocação, suprimindo-se as demais, podendo, a critério da comissão julgadora, ser concedida menção honrosa a autores não contemplados com o prêmio, mas cujo desempenho se mostre digno de ser ressaltado.

6.5. As medalhas serão enviadas por PAC para o endereço informado pelos concorrentes até uma semana após a publicação da lista de vencedores.


7. Da ocorrência de plágio


7.1. Qualquer sinal indicativo de plágio fará com que o concorrente seja imediatamente desclassificado.


8. Da comissão julgadora e do julgamento


8.1. A comissão julgadora será composta por membros ligados à literatura brasileira e atuantes na mesma cena.

8.2. Considerar-se-ão no julgamento: correção de linguagem; beleza das imagens poéticas (no caso da categoria “poesia”); originalidade; criatividade; coesão e coerência.

8.3. Serão desclassificados do concurso os candidatos que não efetuarem o pagamento da taxa de inscrição, não obedecerem aos critérios para a inscrição dos textos ou não enviarem os dados pedidos no regulamento.


Rio de Janeiro (RJ), dezembro de 2012.


--
--
COMENDADOR OLIVEIRA CARUSO

ASTROLÁBIO SONG LYRICS LANÇAMENTO MUNDIAL


Queridos Amigos,

É com muita emoção, mas muita mesmo, que comunico o lançamento do meu quarto livro solo: ASTROLÁBIO - Song Lyrics.

Além da alegria de uma nova publicação, traz este lançamento a graça de ser distribuído em todos os países, via internet, e nas livrarias dos países de língua inglesa e em toda a Europa, através dos canais de distribuição da amazon.com

Reparto com vocês esta minha felicidade.



Leonia Oliveira

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...