vendredi 2 novembre 2012

CONVITE EXPOSIÇÃO COLETIVA - IARA ABREU


“O Olhar do artista sobre o livro esquecido”

“ Obras criadas a partir de livros didáticos em desuso”
É um projeto que integra e promove ações entre escolas da Rede Municipal de Educação, tendo por objetivo gerar uma reflexão sobre a  destinação e aproveitamento adequado dos livros didáticos distribuídos pelo MEC/FND,  valorizar o  livro didático que esteja fora de seu triênio de validade e destinado ao descarte e/ou doação, e reaproveitá-lo didaticamente, na própria escola.
Como parte dessas ações. foi organizada a exposição coletiva “O olhar do artista sobre o livro esquecido”, com obras  criadas por vários  artistas convidados,  a partir de livros didáticos em desuso. A ação permitiu que os artistas transitassem do figurativo ao abstrato, cada um com sua linguagem, sua técnica, reunindo-os  assim numa coletiva  diversificada quanto aos estilos mas uníssona no diálogo com o tema e material utilizado, ressaltando  de maneira subjetiva, valores e memórias do nosso tempo de escola. E, que essa exposição desperte essa reflexão sobre os livros em desuso e que os mesmos sejam utilizados em toda a sua potencialidade e  por todos que deles, direta ou indiretamente, se beneficiam. 
Projeto da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, Gerência de Coordenação Pedagógica e Formação e da Coordenação Municipal do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) com curadoria de Maria Aparecida de Almeida.


Convite



Ler para crer

Por Clevane Pessoa de Araújo Lopes


Silvia Securato, da Oficina do Livro, lança Ler para Crer,antologia coordenada por ela,  onde estão vários autores que conheço (pessoalmente ou de nome, ou ainda pela Internet) -,entre os quais, Baby Garroux ,Dyandréia Portugal,Isabelle Valadares (ambas da Literarte) Jane Rossi (Guarulhos-SP) , Norália de Mello Castro (Brumadinho, MG),Thiago de Menezes (Itapira,SP) .
Fui convidada a estar em tão boa companhia, mas com problemas
 de trabalho, perdi o prazo ( o tempo não perdoa! Quandoe stamos ocupados demais, ele passa feito ventoinha...rs...) , ainda assim , agradeço sobremaneira a Silvia Securato , cujas edições(leia-se "Oficina do livro"), são muito bonitas, sempre.Dela, já participei em Feliz Ano Novo, a convite, na ocasião, da REBRA. Conheci a editora em Itapira, SP,quando ela e Joyce Cavalcante,Presidente da REBRA, que represento em Minas Gerais, receberam, da AILA, Academia Itapirense de Letras, através do presidente da mesma e da FALASP, o escritor Thiago de Menezes, o Prêmio Maria José Dupré (Sra.Leandro Dupré), pelo trabalho editorial .Ele também escreveu para essa antologia, falando sobre Nhá Chica, de Baependi.Os autores, congraçados em nome de crenças pessoais ou universais, estão em boa companhia..Leiam o convite .


Lançamento de livro


Lançamento do meu livro "Filhos da Preta"


Prêmio Agostinho de Cultura


Prêmio Agostinho de Cultura escolhe para publicação textos de autores de quatro Estados brasileiros

Com representantes das regiões Sudeste e Nordeste do País, a 3ª edição do Prêmio Agostinho de Cultura escolheu os cinco trabalhos (nas séries Primeiro leitor, Leitor iniciante, Leitor em processo, Leitor infantojuvenil e Neoleitor) que serão publicados pela Editora Adonis, ao longo de 2013. Este ano, o concurso contou com a participação de 200 originais inscritos.

Selecionados por meio dos pseudônimos de seus autores, os textos tiveram como critérios de avaliação o trabalho estético com a linguagem, além de coerência, construção do narrador, caracterização das personagens, ambientação e temporalidade, e potencialidade interpretativa.

A tarefa de avaliar e escolher os trabalhos ficou a cargo da escritora e mestre em Linguistica, Patrícia Aquino, e do escritor e doutorando em Teoria e História Literária, Marco Catalão.

Criada nesta edição do prêmio, a série Neoleitor ganhou destaque no processo de análise dos textos. "O que mais me chamou a atenção foi a possibilidade aberta pela categoria, voltada para o público adulto que está começando a ter mais contato com a leitura. Textos criativos e inteligentes, que conseguem se comunicar com um público mais amplo, sem abrir mão da qualidade literária", revelou Catalão.

Na série Primeiro leitor, o trabalho vencedor foi "O Leopardo da Letícia", de Ana Margarida Mignone (do Rio de Janeiro - capital). Com autoria de Jacqueline Lopes Salgado Soares (Belo Horizonte), o texto "Tio Francisco" foi o vencedor na série Leitor iniciante. Na categoria Leitor em processo, o trabalho escolhido foi "Embaixo da cama", de Juliana de Souza Topan (Campinas). Escrita por José Eduardo Farias de Araújo (Recife), a vencedora na série Leitor infantojuvenil foi a história "Os destinos de Sofia". Na categoria Neoleitor, o texto "Contos que você contou" foi o escolhido. Este é o terceiro trabalho de Teresa Candolo (Campinas) revelado pelo prêmio. Por meio das duas primeiras edições da iniciativa, a escritora publicou pela Editora Adonis os livros "Contos do chiclete" (2009) e "Sangue de Refrigerante" (2012).

Mais informações:
Editora Adonis    |  (19) 3471-5608

Tavito em Curitiba


Tarde Cultural


TARDE CULTURAL

SÁBADO – 03 DE NOVEMBRO – 15 HORAS

Casal dançando

MÚSICA – CAUSOS – HUMOR  -  POESIAS

ABERTO A TODOS QUE QUEIRAM PARTICIPAR

Realização
SOCIEDADE DE POETAS DE VILA PRUDENTE
CIRCULO DOS TRABALHADORES CRISTÃOS DE VILA PRUDENTE

Local
SALÃO DO SERVIÇO SOCIAL DO CÍRCULO
Rua José Zappi, 255 – Próximo ao metrô Vila Prudente

Ferretti
Ivan Ferretti Machado

CEL. (11) 99106-0948

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...