vendredi 13 juillet 2012

Brincando com a Língua Portuguesa - Sábado 14 de Julho - 14 horas


Caro associado,
convidamos você e sua familia para participar na oficina „Brincando com a Língua Portuguesa“.

As crianças terâo oportunidade de brincar,  criar histórias  e outras atividades.


Papo com o Escritor


Em mais uma edição de sucesso, aconteceu no colégio Thales de Azevedo o Papo com o Escritor, promovido pela União Brasileira dos Escritores, onde diversos autores baianos como Varenka de Fátima, Valdeck Almeida, Morgana Gazel, bem como o público em geral prestigiaram o escritor Marcelo de Oliveira Souza, autor do diversos blogs dentro e fora do país, dos livros A SALA DE AULA, Conto & Reconto e do último lançado recentemente, chamado Confissões Poéticas.
O evento teve também a participação da jornalista e escritora Mariana Paiva, foi mediado pelo editor e também escritor Roberto Legal e Carlos Souza.
A entrevista versou sobre a trajetória de vida e literária de ambos os escritores, constatando as mesmas dificuldades para quem escreve.
O mais importante nesse evento é o contato dos escritores  com o público, que certamente aumentará, visto que a qualidade literária nesse encontro é ímpar, contagiando a todos os presentes.


Marcelo de Oliveira Souza

Marcelo de Oliveira Souza
Filiado à UBE –  ACLAC – CAPPAZ – Poetas Del Mundo
Site: http://marceloescritor.blig.ig.com.br  

"Maria da Glória. A princesa brasileira que se tornou rainha de Portugal


A Editora Octavo, sediada em São Paulo, firmou parceria com a editora A Esfera dos Livros, de Portugal, com o objectivo de lançar novas edições de qualidade no mercado brasileiro.
A Octavo é uma editora que começou a publicar livros em 2010 e já é reconhecida no mercado editorial brasileiro por seu padrão de qualidade e rigor nos textos que publica. Foi indicada em duas categorias ao Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro em 2011 e tem um título entre os finalistas de melhor romance no Prêmio Portugal Telecom 2012.

A Esfera dos Livros está integrada ao grande grupo de comunicação Rizzoli, na Itália, proprietária dos jornais Corriere della Sera e Gazzeta dello Sport e de selos como Bompiani, Rizzoli e Fabbri, entre outros. Também está presente na França, com Flammarion, e na Espanha, com o grupo Unedisa, ao qual pertence o jornal El Mundo, a editora La Esfera de los Libros e revistas como La aventura de la Historia, Conocer el arte e muitas outras. O grupo de comunicação edita em cinco línguas e seu público potencial é de 600 milhões de leitores.

A linha editorial da Esfera dos Livros está aberta a todos os campos de não ficção e aposta nas áreas de atualidades, biografias, ensaios, história, psicologia, saúde e bem-estar, além do jornalismo de qualidade.
A intenção da parceria é a publicação de livros de qualidade adaptados à linguagem do Brasil, facilitando a compreensão do texto e com o objetivo de proporcionar uma leitura fluida para o leitor nacional, sem comprometer o conteúdo do texto.

Esta parceria foi gerenciada pela Cauce Libros, empresa espanhola que há anos desenvolve o seu trabalho no mercado brasileiro.

O primeiro título a ser lançado no mercado é “Maria da Glória: a princesa brasileira que se tornou rainha de Portugal”, uma história que une os dos países e que com certeza será um livro de referência para os leitores brasileiros. Sua autora, Isabel Stillwell, conceituada jornalista e diretora do jornal Destak de Portugal, é grande conhecedora do período histórico abordado no livro e vai estar em São Paulo nos dias 16 e 17 de julho e no Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de julho para promover esta obra.

Aproveite este oportunidade para descobrir a comovente história da princesa Maria da Glória. Se quiser falar com a autora basta entrar em contacto comigo ou com Nicolau Kietzmann Goldemberg: nicolau@dgnk.com.br. Obrigada!

Um abraço,

Margarida Damião
Dir. de Comunicação

  
margarida.damiao@esferalivros.com

Narrativas Curtas – o Miniconto


Prezado(a) Amigo(a)

Temos o prazer de comunicar que o curso Narrativas Curtas – o Miniconto acontecerá em nova edição no dia 4 de agosto próximo, sábado.
Pedimos sua confirmação de interesse para darmos sequência a sua inscrição.

Agradecemos pelo seu interesse e contamos com sua valiosa presença no curso.


Com atenção.
Parthenon
Mauro Carreiro Nolasco

EDITAL 1º CONCURSO DE CONTOS DE ITUIUTABA “ÁGUAS DO TIJUCO”


A Fundação Cultural de Ituiutaba, com o objetivo de promover a literatura nacional, vem através deste  tornar públicas as normas para a participação no 1º CONCURSO DE CONTOS DE ITUIUTABA “ÁGUAS DO TIJUCO”.


REGULAMENTO

1.       DO CONCURSO

1-                 A Fundação Cultural de Ituiutaba será responsável pela elaboração do regulamento, organização do concurso, indicação da Comissão Organizadora e Comissão Julgadora, divulgação dos resultados e pagamento da premiação.
2-                 Os trabalhos de seleção e habilitação dos contos aptos à participação dar-se-ão por intermédio de Comissão Organizadora Paritária, composta por 05 (cinco) membros, representantes da Fundação Cultural de Ituiutaba, representante  do conselho curador  e cidadãos de notório conhecimento literário.
3-                 O concurso dará ênfase a um único gênero literário: o conto.
4-                 A participação do concurso implicará na concordância automática do participante com todas as cláusulas desse regulamento.
5-                 Cada escritor poderá participar com apenas um conto e sem limite de páginas.
6-                 Do concurso poderão participar brasileiros residentes em qualquer estado da federação  e egressos de território internacional, abstendo-se de participar membros da comissão organizadora, comissão julgadora, bem como servidores da Fundação Cultural de Ituiutaba direta ou indiretamente envolvidos na organização.

2.   DOS TEXTOS

1-                 É vetada a participação de obras que já tenham sido, anteriormente, premiadas ou tenham recebido menção honrosa em outros concursos literários, sob pena de inabilitação.
2-                 A Formatação dos textos deverá ser digitada em folha A4, corpo 13, espaço 1,5 (entrelinhas) e fonte Arial, impressos na face frontal da página, devendo as subseqüentes, caso hajam, estar numeradas e grampeadas.
3-                 Fica proibido o envio de capa, ilustrações, fotografias, prefácios, dedicatórias, agradecimentos ou quaisquer caracteres que possibilitem a identificação do escritor participante;
3.   DAS OBRAS INSCRITAS

1.                  A comissão organizadora analisará, selecionará e encaminhará os originais para a comissão julgadora.
2.                  Ao submeter  o texto à comissão julgadora, o autor renuncia aos direitos de sigilo da obra, autorizando, automaticamente, a divulgação do material nos meios de comunicação disponíveis, preferencialmente, via internet.
3.                  Para todos os efeitos legais, os autores declararão ser legítimos criadores dos textos inscritos e, assegurarão o ineditismo dos mesmos, eximindo a Fundação Cultural de Ituiutaba, bem como a comissão organizadora  de  responsabilidade por eventual infração em sua totalidade ou particularidade.


4.   DAS INSCRIÇÕES

1.                  A participação é livre e  isenta de taxa de inscrição.
2.                  O período de recebimento dos contos dar-se-á de 06 de Junho a 06 de Agosto 2012 e, os contistas que pleitearem participação deverão enviar a respectiva produção cultural  para a Rua 24, nº 1332 – Centro, Ituiutaba-MG - CEP:38.300-078,  Fundação Cultural de Ituiutaba, aos cuidados da Comissão organizadora, responsável pelo recebimento, cadastramento e encaminhamento à avaliação dos contos recebidos.
3.                  Os contos deverão ser enviados em um envelope grande e lacrado, identificado na frente com o nome do concurso. Dentro deste envelope os concorrentes deverão enviar um envelope menor, também lacrado, identificado na parte externa apenas com o título do conto e o pseudônimo utilizado. O envelope menor deverá conter uma folha com os seguintes dados: nome completo, e-mail, telefone para contato e dados biográficos. O prazo para inscrições termina impreterivelmente em 06 de Agosto de 2012, valendo a data do carimbo do correio.
4.                  Os contos deverão ser apresentados em quatro (04) vias.


5.       DOS DIREITOS AUTORIAIS

Parágrafo Único: A participação, a respeito da qual seja constatado qualquer ato atentatório à fidedignidade do concurso será julgada pela Comissão Organizadora, que decidirá pela responsabilização administrativa, sem prejuízo, das sanções penais e da responsabilização cível, cabíveis.



6.      DA ESCOLHA DA COMISSÃO JULGADORA

Parágrafo Único: A Comissão julgadora do 1º Concurso de Contos de Ituiutaba “Águas do TIjuco”, será indicada pela Fundação Cultural de Ituiutaba e Comissão Organizadora. 


7.   DOS RESULTADOS

1.                  Não haverá devolução dos contos concorrentes, os quais, findo o concurso,  serão incinerados com os respectivos envelopes de identificação.
2.                  Além do conto premiado, outros nove serão selecionados, independentemente  de classificação, que com o conto ganhador, constituirão um livro, com tiragem de 500 exemplares e distribuição gratuita, a ser publicado segundo critérios estabelecidos pela Fundação Cultural de Ituiutaba, observados os princípios da legalidade e da moralidade administrativa.
3.                  Reserva-se a cada um dos 10 autores que colaborarem na composição da obra e comissões participantes a quantidade de 10 (dez), exemplares.


8.   PREMIAÇÃO

1.                  Ao autor do melhor conto será entregue o prêmio, indivisível, em moeda corrente, no valor de R$5.000,00 (cinco mil reais), reservadas as obrigações tributárias previstas em lei.
2.                  A solenidade da entrega da premiação ocorrerá em data, agendada pela Fundação Cultural de Ituiutaba e demais interessados  pessoalmente e às expensas do ganhador, devendo a mesma se realizar nesta cidade de Ituiutaba.


9.  DAS RESPONSABILIDADES

1.                  Serão automaticamente desclassificados os trabalhos encaminhados fora do prazo estipulado e, aqueles que se apresentarem em divergência às normas estabelecidas neste regulamento.
2.                   O participante autoriza, desde já, a utilização de seu nome e imagem, livre de quaisquer ônus, para fins de divulgação e promoção do concurso literário em todo território nacional.


10.  DISPOSIÇÕES GERAIS

1.                  A participação neste concurso cultural implica na aceitação automática e irrestrita das normas previstas neste regulamento.
2.                  Dúvidas relacionadas a este instrumento deverão ser enviadas para o endereço eletrônico: concursodecontosaguasdotijuco@yahoo.com.br.
3.                  Os casos omissos serão resolvidos pela Fundação Cultural de Ituiutaba, em decisão  soberana da Comissão Julgadora.

Ituiutaba, 28 de maio de 2012.



Francisco Roberto Rangel
Presidente da Fundação Cultutal de Ituiutaba.


Lidiane Costa Souza
Presidente da Comissão Organizadora.

O INDISCUTIVEL TALENTO DAS ESCRITORAS BRASILEIRAS


ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...