jeudi 14 juin 2012

Lançamento do Nós da Poesia na Cúpula dos Povos do Rio de Janeiro


Recebo, de Brenda Marques (Brenda Mars ), Presidente do IMEl-e repasso .Ela viajará ao Rio de Janeiro da sexta feira, para a Cúpula dos Povos e vários lançamentos previstos da antologia bilingue (Português, Espanhol e Português-Afro ) Nós da Poesia + 20 Nosotros .Idealização e coordenação geral de Brenda....

Capa , mais uma vez, de Iara Abreu ,onde a curva da do "I" da palavra Rio, remete ao cristo Redentor- contracapa com poemeto de Jaak Bosmans, sobre reciclagem em "poemagem".A artefinalização da capa é de Beto Fernis ,o prefácio de Rodrigo Starling, comentário de orelha de Thiago de Menezes, Presidente da Academia Pré-Andina de Artes, Cultura Y Heráldica e da FALASP, textos elucidativos de Roberto Bianchi e Nina Reis (Diretores do Movimento Cultural aBrace(Uruguai/Brasil) .

Livro que celebra outras , além da América latina e Brasil através da poética de seus autores :crianças poetas do Projeto Pão e Poesia e Diovani Mendonça, adolescente PNE(Síndrome de Down), indígenas brasileiros e de outros países de Latino-América, , deficiente visual, profissionais de várias áreas e que são vocacionalmente poetas, poemas longos, curtos, visuais, lúdicos, filosóficos, líricos, sociais...

Muitas entidades lítero-culturais e artísticas são representadas pelos afiliados -dessa forma, desdobra-se , em multiplicação, a antologia singular. Minha contribuição , saborosa para mim,é a Interpreteção em tradução livre, dos poemas em idioma Espanhol para o Português -uma viajem pela semântica, semelhanças e deferenças de nossas Línguas de raízes latinas.Além disso, escrevi uma relembrança do Poeta-escritor Luiz Lyrio, que deixou o Planeta mas semeou aqui suas vibrantes palavras e por isso, permaceentre nós.


Clevane Pessoa

Sem Poesia a vida é insustentável
Lançamento da antologia Nós da Poesia + 20 Nosotros organizada pelo Imel reúne poetas de vinte países da América Latina, África, Europa e etnias indígenas

Com este tema, o IMEL - Instituto Imersão Latina, juntamente com a APPERJ - Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro, Soy Loco Por Ti, do Paraná, Comitê Mineiro da Cúpula dos Povos e Ciranda, celebram a diversidade cultural na Cúpula dos Povos, no Rio de Janeiro. O lançamento do livro Nós da Poesia  + 20 Nosotros, organizado pelo Imel será no dia 18 , próxima segunda-feira, às 14 horas, no aterro do Flamengo, tenda 28 (Patrick Lumumba), no Rio de Janeiro. E na quarta, 20 de junho, dia de abertura da Conferência da ONU Rio + 20, poetas participantes do projeto Nós da Poesia fazem um sarau às 19 horas, no Quiosque Estrela de Luz, na praia do Leme.

A atividade na Cúpula dos Povos terá várias apresentações culturais e performáticas com os grupos: Nós da Poesia, URBANOSEMCAUSA (Sérgio Gerônimo e Mozart Carvalho); Poeta saia da gaveta (Teresa Drummond e Neudemar Sant’Anna); Poesia, você está na Barra (Aluizio Rezende,Mariangela Mangia, Rinaldo Leite e Vânia Moraes); Poetas sem fronteiras (Eurídice Hespanhol e Jorge Ventura), Poesia a estiBordo (Diana Balis); Grupo Poesia Simplesmente (Laura Esteves, Angela Carrocino, Delayne Brasil e Silvio Ribeiro de Castro).

A coordenação geral da atividade é de Brenda Marques Pena, presidente do Instituto Imersão Latina, criado há 6 anos em Belo Horizonte, Minas Gerais, com o objetivo de reunir as vozes de ativistas da América Latina pela democratização da comunicação, direito dos povos e promoção de eventos de artes integradas.

Imersão Latina
O Instituto Imersão Latina é uma associação de escritores, jornalistas, produtores culturais, pesquisadores e artistas independentes, formada por ativistas que se preocupam em defender e mostrar toda a diversidade cultural, ambiental e de idéias da América Latina. Entre suas atividades permanentes estão a realização de eventos de artes-integradas (música, literatura, vídeo e artes cênicas) e da cultura digital.
O IMEL mantém um portal www.imersaolatina.com, um blog www.imersaolatina.blogspot.com e uma rede com a participação de pessoas de várias países.
Nós da Poesia
O Projeto Nós da Poesia, do Instituto Imersão Latina (Imel), visa o incentivo à leitura, circulação literária e publicação de livros cooperativos. O volume 1 foi publicado em 2009, e hoje já na terceira edição, o projeto reúne mais de 100 poetas, incluindo sempre o Destaque Criança não é Brinquedo.
Todos os poetas selecionados para a antologia poética “Nós da Poesia + 20 Nosotros” ganharam uma página em português e uma em espanhol na publicação do projeto, que será lançado nos dias 18 de junho, na Cúpula dos Povos, e 20 de junho, na abertura da Rio + 20, Conferência Mundial da ONU. Participam da iniciativa poetas de mais de 20 países da América Latina, além de Espanha, Canadá e São Thomé e Príncipe (África). Também há destaques para as duas crianças indígenas, duas crianças e uma poetisa com síndrome de Down. Assim, a publicação mostra a Diversidade Cultural dos Povos por meio da poesia.  "Esta é uma forma de ressaltar que sem poesia a vida é insustentável e não há sustentabilidade possível no planeta, sem aprendermos a respeitar as diferenças e valorizar a diversidade cultural", aponta a presidente do Imel e organizadora da antologia, Brenda Marques Pena.
O projeto já circulou por várias cidades do Brasil e da América Latina, em Bienais de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro, feiras e encontros literários tradicionais como o Psiu Poético, em Montes Claros, o Congresso Brasileiro de Poesia, em Bento Gonçalves, os Jogos Florais de Montevidéu (Uruguai), organizados pelo Movimento aBrace e o Buenos Aires Poesia, realizado na Argentina pelo Grupo Pretextos.
Para saber mais sobre o projeto Nós da Poesia, do Instituto Imersão Latina e ficar por dentro de nossa programação, acesse: http://nosdapoesia.blogspot.com

Para entrevistas durante a Cúpula dos Povos, entrar em contato diretamente com Brenda Marques Pena, presidente do IMEL e organizadora da atividade, pelo e-mail: brenda@imersaolatina.com ou telefone: (31) 8811-9469

APPERJ 
A Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro tem cerca de 400 associados em todo Brasil e delegados internacionais, tem 23 anos de atuação, sendo uma ideia do poeta luso-carioca Francisco Igreja. Foram presidentes: Messody Benoliel, Glenda Maier, Lúcia Rosadas, Marcia Agrau e, no biênio 2011/2012, Sérgio Gerônimo. A APPERJ visa ao aperfeiçoamento e à apresentação profissional de poetas e poesia tendo o seu site referendado pela UNESCO no Diretório Mundial de Poesia. Faz o evento TE ENCONTRO NA APPERJ mensalmente na segunda 4ª feira do mês, no Largo do Machado, Rio/RJ e há 18 anos na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro com o Festival de Poesia Falada do Rio de Janeiro. Participação em inúmeros eventos nacionais e internacionais, foi motivo de palestra na Universidade Estadual de Nova York/usa. Sites:www.apperj.com.br , www.revistaapperj.blogspot.com
 No APPERJ TE ENCONTRO NA CÚPULA DOS POVOS, RIO+20 tem como convidados:
URBANOSEMCAUSA - app Sérgio Gerônimo e app Mozart Carvalho, há 3 anos fazem perfomances multimidia poética de temática sócio-político-ambiental.
Poeta saia da gaveta - coordenação das app Teresa Drummond e app Neudemar Sant'Anna, com 18 anos de poesia no Méier, Rio/RJ;
Poesia, você está na Barra - coordenação do app Aluizio Rezende e Mariangela, há 5 anos fazendo poesia na Barra da Tijuca, Rio/RJ e apresentações em outros estados.
Terça ConVerso no Café - coordenação do Grupo Poesia Simplesmente (app Laura Esteves, app Delayne Brasil, app Angela Carrocino e Silvio Ribeiro de Castro, 15 anos de Teatro Glaucio Gill, há 11 anos responsáveis pelo Festival Carioca de Poesia. Apresentações em vários estados , congressos e festivais.
Poetas sem fronteiras - coordenação da app Eurídice Hespanhol e app Jorge Ventura, há 4 anos com saraus e luaus poéticos, no Recreio dos Bandeirantes, Rio/RJ.
Poesia a estiBordo - coordenação da app Diana Balis, há 2 anos com poesia, música e performances, na Tijuca, Rio/RJ.

Lançamento de livro


ALPAS 21 Associação Artística e Literária “A Palavra do Século XXI”






ALPAS 21
Associação Artística e Literária
                                            “A Palavra do Século XXI”                              
  

  Srs. E Sras. Escritores (as)

A ALPAS 21 e a Editora Alternativa estão organizando a coletânea cooperativada Veríssimos, com poesias, contos e crônicas, de temas livres, em que o homenageado será o conceituado e festejado escritor Júlio Pepe Barradas.
Para a realização de mais esta obra de âmbito internacional, contamos com a indispensável participação de vosso talento para abrilhantar e enriquecer nossas coletâneas, como tem sido até aqui.
O livro terá o formato de 16x23cm e cada página ocupada implicará no investimento de R$ 80,00, com direito a 4 exemplares por página.
O autor poderá ocupar quantas páginas desejar e ainda participar de sessão de autógrafos conjunta na Feira do Livro de Porto Alegre de 2012 (novembro). Os textos deverão estar em poder da editora até dia 31 de julho.
Solicitamos que, caso aceites nosso convite, envie seus textos para e-mail
                           miltonjp@terra.com.br
 
ou ainda para o seguinte endereço:
Milton Pantaleão
Rua Passo da Pátria 540 / 502
Porto Alegre - RS
CEP 90460-060

Atenciosamente

Rozelia Scheifler Rasia, Alba Pires Ferreira e Ilda Costa Brasil
Organizadoras – Alpas 21
Milton J. Pantaleão - Editora Alternativa






Atenciosamente
Anderson Gonçalves
Editora Alternativa
(51) 9151.7890

Hoje no CEBRAC em Zurique


ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...