mercredi 29 février 2012

9° Concurso Literário Brasileiro "Contos, Crônicas e Poesias" na Europa

RAIZES
Associação para a
língua e a cultura brasileira


Concurso Literário Brasileiro Europeu de

“Contos, Crônicas, Poesias” de Genebra


Princípios Gerais

q  O Concurso Literário Brasileiro de “Contos, Crônicas e Poesias” de Genebra, aberto a todo(a)(s) o(a)(s) brasileiro(a)(s) residente(s) em países europeus, tem como objetivos principais o incentivo à expressão escrita em língua portuguesa do Brasil, a promoção dos escritores brasileiros residentes na Europa e o favorecimento da redação em português por jovens da Escola Raízes e/ou de outros grupos e escolas infanto-juvenil brasileiros.
q  Raízes é uma associação sem fins lucrativos. Possui uma escola, que é sua primeira e principal atividade junto à comunidade brasileira em Genebra.
q  O Concurso de “Contos, Crônicas e Poesias” é uma das atividades organizadas pela Associação  Raízes e, desde sua primeira edição, em  2003, depende de seu apoio logístico e cultural.
q  A Escola Raízes participa ativamente do concurso, sendo os professores os responsáveis de incitar seus alunos das classes infantis e juvenis a participarem deste evento com textos originais.
q  A participação dos membros do comitê nas diferentes atividades organizadas para o dia da entrega dos prêmios é preponderante para o bom funcionamento do mesmo.

Meios financeiros (receitas)

q  Taxas de inscrição pagas pelos concorrentes adultos.
q  Venda de brochuras com todos os trabalhos concorrentes no Concurso do ano.
q  Ajuda do Departamento Cultural da Cidade de Genebra ao ceder uma grande sala da Biblioteca Municipal de La Cité para o evento de entrega de prêmios aos concorrentes.
q  Colaboração da Embaixada do Brasil através da doação de alguns prêmios a serem distribuídos entre os vencedores.
q  Dons de diferentes empresas, associações diversas e entidades particulares, divulgação na mídias (jornais, revistas, site, TV, etc) locais e de vários outros paízes da Europa.

Contas bancárias

q  CCP 17-62867-8 : compte épargne (Deposito)
q  Para déposito na Suiça: CCP 19-659466-8
q  Para déposito nos países da Europa:
RAIZES Associação para a Língua e a Cultura Brasileira
IBAN: CH4509000000196594668
BIC: *POFICHBEXXX
q  Endereço:
Swiss Post - Post Finance
Nordring 8
3030 Berne Suisse
                                                                                                                            Ignez Cidade Agra
Realizadora e responsável do Concurso Literário Brasileiro de “Contos, Crônicas e Poesias” de Genebra.

Peça o regulamento pelo e-mail: Ignez Agra <concurso@raizes.ch>

CORES DE SÃO PAULO


Rosana
Uma fotógrafa e uma designer se uniram para fazer uma homenagem à cidade de São Paulo. E surgiu Cores deSão Paulo – Caminhos Floridos. Atentas à natureza e à paisagem que nos rodeia quase sempre sem que percebamos, as autoras deixaram-se guiar pelas cores, e descobriram o caminho florido da cidade. O livro delicadamente nos desperta os sentidos. É um convite a olhar com mais atenção e sensibilidade o que existe escondido na paisagem desta grande metrópole. Não por acaso, seu lançamento se deu na última quarta-feira, 25 de janeiro, dia em que São Paulo comemorava seus 458 anos. Um presente de Leni André e Rosana Datri à cidade em que vivem.


Obrigada São Paulo,

Foi numa tarde ensolarada de outubro de 1984 que cheguei a São Paulo, onde decidi permanecer. Passei parte da infância aqui, mas tenho poucas lembranças.
Tinha diante dos meus olhos inquietos e esperançosos por um novo horizonte, um mundo totalmente diferente.
As gigantescas paredes de concreto quase me pareceram sombrias, não fossem pelo barulho dos carros, os ruídos de novas construções, o frenético vai e vem dos transeuntes e o vento que corria e minimizava o calor daquela tarde por entre o maior vão livre que já vira.
Observando os pássaros tranqüilos apesar de tanto barulho e tão fora de seu habitat, senti-me protegida, de certa maneira, acolhida.
Subitamente me vi familiarizada com tudo ao meu redor. Saberia mais tarde que minhas conquistas, vitórias e meu saber lidar com perdas já residiam aqui.
Aqui conquistaria amigos, semelharia... Colheria.
Encantei-me com a variedade de habitantes acolhidos por São Paulo, cidade sem preconceitos. As diferenças de espécies de aves “ziguezagueando” tão mansas pelas calçadas, as inúmeras pessoas de diferentes raças chegando e se aconchegando. 
Cada um vivendo seu sonho, mas todos com um único desejo: dar por finalizada a busca do ninho. Encontrar um refúgio, sossegar de suas andanças, descansar suas asas num longo repouso.
“É nesse solo que fincarei minha bandeira”.

Leni andré








ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...