samedi 22 décembre 2012

Tudo pela PAZ!


Clevane Pessoa de Araújo Lopes -
Embaixadora Univ. da PAZ pelo CUAP.


Ubuntu  significa:
"Conceito filosófico de origem africana pode ser traduzido´por "ninguém é uma ilha".define uma espécie de filosofia da África do Sul pós apartheid:a vida humana só faz sentido quando vivida em grupo, de forma generosa".(*)

Estou repassando esse conceito, que conheci por volta da Copa do Mundo, na revista Época .

Houve um frisson em torno da palavra.A Universidade Planetária do Futuro solicitava, por exemplo, que se repetisse qual um mantra:
ubuntu, ubuntu, ubuntu...

Abri um endereço de e-mail com esse nome, que provocou muitas perguntas a respeito.

Na verdade, na qualidade de Embaixadora Universl da Paz, por Genebra, na Suiça (Cercle de Les Ambassadeurs Univers. de La Paix ), amo tudo que anda pelo entorno da PAZ - e a cordifraternidade é uma delas.

E gosto de ações .

Num poemeto digo que "Ser pacífico não significa ser passivo".

Apesar do CUAP, hoje presidido por Daniele Simond, (Orange-França) , insistir em que os embaixadores devam ser cabeças pensantes pela Paz, há quem use o título em nome da entidade, ou use o título apenas por pompa e circunstância.Aqui em Belo Horizonte, felizmente, somos um grupo chamado Poetas Pela Paz e Poesia, onde casamos nossos eventos pela Poesia com os pela Paz.E vários  de nós, somos  Embaixadores da Paz legitimando a meta de sermos "cabeças pensantes pela PAZ" no Planeta, dentro de nós mesmos!

Voltaremos ao assunto, registrando aqui, que apesar do conceito, já tivemos pessoas infiltradas, querendo tirar proveito do trabalho alheio.Sabem o que mais desejo?Que em alguma ponto de sua trajetória de pessoas surrupiadoras, sejam tocadas pelo verdadeiro apelo da necessidade de PAZ -e se tornem , de alguma forma , verdadeiramente pacifistas! Que "contaminem-se" de PAZ ! Que passem por suas naturais consequências e sejam pessoa melhores !




Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Nas fotos, algumas de nossas ações (também distribuimos poster-revista, que mostrarei em outra postagem- distribuimos livros, flyers de poemas...), tais quais a Árvore da Paz que fizemos no Centro Cultural São Bernardo , um dos mantidos pela Prefeitura de Belo Horizonte/Fundação Cultural ou o Paz e Poesia (foto do grupo, na Associação Mineira de Imprensa-Belo Horizonte-  que nos acolheu para recital e feijão tropeiro, em maio de 2009.

Claudio Márcio Barbosa-que criou o conceito do Paz e Poesia, Marco Llobus que executa as formatações e diagramações e eu, na divulgação inclusive, somos poetas e Embaixadores da paz.Levamos nossa mensagem a escolas, asilos, praças, palcos, instituições e eventos maiores qual o BH na Paz, que inclusive, nos deu um troféu grupal pela ação e a mim , pela contribuição "por uma Belo Horizonte mais pacífica" (...)

(*)* Ubuntu é Verbete na Revista Época, n.629. 07 de junho de 2010- em "Mundo Futebol"

Fonte:Publicado originalmente em meu blog Filtro de Sons e Sonhos .

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...