mardi 3 juillet 2012

MEVROUW JANE


Um caleidoscópio é o que mais bem representa a obra Mevrouw Jane, que é baseada em história real. Temos essa sensação quando enveredamos pela narrativa e nos deparamos com belas imagens, marcadas pelo amor e pela amizade. É nesse universo sentimental que os movimentos diversos emergem, como se fossem um jogo de espelhos, refletindo cenas, levando o leitor a se espelhar no caleidoscópio de possibilidades do comportamento humano.
No encontro de Jane com Sofia, surge uma forte amizade. A história entre as amigas aponta um processo dialógico que se inscreve na veracidade dos acontecimentos. Em Maruchos, Brasil, por meio dos relatos de Jane para Sofia, o leitor toma conhecimento das dificuldades, inicialmente, encontradas por Jane no relacionamento com o marido Eric, em função dos contrastes culturais e das diferenças linguísticas entre nacionalidades diferentes (brasileira e holandesa), além de ter-se deparado com alguns conflitos gerados pela falta de limites na educação dos seus enteados. Mesmo com tantas objeções, Jane é capaz de reformular as circunstâncias da vida e de transformar episódios em pura amorosidade: a protagonista dedica-se ao cuidado com o seu jardim, plantando “os bulbos de tulipas”, “de narcisos”, exteriorizando a sua alma, sempre susceptível de aperfeiçoamento espiritual, a partir da gratidão, da amizade (”Amigos! Literalmente, a família que nos vem de presente como extensão do que somos.”) e do amor à pátria, sua raiz “verde-amarela”.
Em Mevrouw Jane enxergamos as facetas da vida, repleta de nuances feito imagens de um caleidoscópio. O livro é arrematado por uma revelação surpreendente, enriquecendo os matizes desta história. Com o desfecho, Mevrouw Jane nos remete à conclusão de que a vida pode ser uma luz de amor, mesmo que nos deparemos com algumas adversidades na nossa existência.

Elba Nusa Calmon
Professora de Língua Portuguesa e Mestre em Linguística pela
Universidade Federal do Estado do Espírito Santo-UFES






ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...