jeudi 14 juin 2012

Lançamento do Nós da Poesia na Cúpula dos Povos do Rio de Janeiro


Recebo, de Brenda Marques (Brenda Mars ), Presidente do IMEl-e repasso .Ela viajará ao Rio de Janeiro da sexta feira, para a Cúpula dos Povos e vários lançamentos previstos da antologia bilingue (Português, Espanhol e Português-Afro ) Nós da Poesia + 20 Nosotros .Idealização e coordenação geral de Brenda....

Capa , mais uma vez, de Iara Abreu ,onde a curva da do "I" da palavra Rio, remete ao cristo Redentor- contracapa com poemeto de Jaak Bosmans, sobre reciclagem em "poemagem".A artefinalização da capa é de Beto Fernis ,o prefácio de Rodrigo Starling, comentário de orelha de Thiago de Menezes, Presidente da Academia Pré-Andina de Artes, Cultura Y Heráldica e da FALASP, textos elucidativos de Roberto Bianchi e Nina Reis (Diretores do Movimento Cultural aBrace(Uruguai/Brasil) .

Livro que celebra outras , além da América latina e Brasil através da poética de seus autores :crianças poetas do Projeto Pão e Poesia e Diovani Mendonça, adolescente PNE(Síndrome de Down), indígenas brasileiros e de outros países de Latino-América, , deficiente visual, profissionais de várias áreas e que são vocacionalmente poetas, poemas longos, curtos, visuais, lúdicos, filosóficos, líricos, sociais...

Muitas entidades lítero-culturais e artísticas são representadas pelos afiliados -dessa forma, desdobra-se , em multiplicação, a antologia singular. Minha contribuição , saborosa para mim,é a Interpreteção em tradução livre, dos poemas em idioma Espanhol para o Português -uma viajem pela semântica, semelhanças e deferenças de nossas Línguas de raízes latinas.Além disso, escrevi uma relembrança do Poeta-escritor Luiz Lyrio, que deixou o Planeta mas semeou aqui suas vibrantes palavras e por isso, permaceentre nós.


Clevane Pessoa

Sem Poesia a vida é insustentável
Lançamento da antologia Nós da Poesia + 20 Nosotros organizada pelo Imel reúne poetas de vinte países da América Latina, África, Europa e etnias indígenas

Com este tema, o IMEL - Instituto Imersão Latina, juntamente com a APPERJ - Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro, Soy Loco Por Ti, do Paraná, Comitê Mineiro da Cúpula dos Povos e Ciranda, celebram a diversidade cultural na Cúpula dos Povos, no Rio de Janeiro. O lançamento do livro Nós da Poesia  + 20 Nosotros, organizado pelo Imel será no dia 18 , próxima segunda-feira, às 14 horas, no aterro do Flamengo, tenda 28 (Patrick Lumumba), no Rio de Janeiro. E na quarta, 20 de junho, dia de abertura da Conferência da ONU Rio + 20, poetas participantes do projeto Nós da Poesia fazem um sarau às 19 horas, no Quiosque Estrela de Luz, na praia do Leme.

A atividade na Cúpula dos Povos terá várias apresentações culturais e performáticas com os grupos: Nós da Poesia, URBANOSEMCAUSA (Sérgio Gerônimo e Mozart Carvalho); Poeta saia da gaveta (Teresa Drummond e Neudemar Sant’Anna); Poesia, você está na Barra (Aluizio Rezende,Mariangela Mangia, Rinaldo Leite e Vânia Moraes); Poetas sem fronteiras (Eurídice Hespanhol e Jorge Ventura), Poesia a estiBordo (Diana Balis); Grupo Poesia Simplesmente (Laura Esteves, Angela Carrocino, Delayne Brasil e Silvio Ribeiro de Castro).

A coordenação geral da atividade é de Brenda Marques Pena, presidente do Instituto Imersão Latina, criado há 6 anos em Belo Horizonte, Minas Gerais, com o objetivo de reunir as vozes de ativistas da América Latina pela democratização da comunicação, direito dos povos e promoção de eventos de artes integradas.

Imersão Latina
O Instituto Imersão Latina é uma associação de escritores, jornalistas, produtores culturais, pesquisadores e artistas independentes, formada por ativistas que se preocupam em defender e mostrar toda a diversidade cultural, ambiental e de idéias da América Latina. Entre suas atividades permanentes estão a realização de eventos de artes-integradas (música, literatura, vídeo e artes cênicas) e da cultura digital.
O IMEL mantém um portal www.imersaolatina.com, um blog www.imersaolatina.blogspot.com e uma rede com a participação de pessoas de várias países.
Nós da Poesia
O Projeto Nós da Poesia, do Instituto Imersão Latina (Imel), visa o incentivo à leitura, circulação literária e publicação de livros cooperativos. O volume 1 foi publicado em 2009, e hoje já na terceira edição, o projeto reúne mais de 100 poetas, incluindo sempre o Destaque Criança não é Brinquedo.
Todos os poetas selecionados para a antologia poética “Nós da Poesia + 20 Nosotros” ganharam uma página em português e uma em espanhol na publicação do projeto, que será lançado nos dias 18 de junho, na Cúpula dos Povos, e 20 de junho, na abertura da Rio + 20, Conferência Mundial da ONU. Participam da iniciativa poetas de mais de 20 países da América Latina, além de Espanha, Canadá e São Thomé e Príncipe (África). Também há destaques para as duas crianças indígenas, duas crianças e uma poetisa com síndrome de Down. Assim, a publicação mostra a Diversidade Cultural dos Povos por meio da poesia.  "Esta é uma forma de ressaltar que sem poesia a vida é insustentável e não há sustentabilidade possível no planeta, sem aprendermos a respeitar as diferenças e valorizar a diversidade cultural", aponta a presidente do Imel e organizadora da antologia, Brenda Marques Pena.
O projeto já circulou por várias cidades do Brasil e da América Latina, em Bienais de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro, feiras e encontros literários tradicionais como o Psiu Poético, em Montes Claros, o Congresso Brasileiro de Poesia, em Bento Gonçalves, os Jogos Florais de Montevidéu (Uruguai), organizados pelo Movimento aBrace e o Buenos Aires Poesia, realizado na Argentina pelo Grupo Pretextos.
Para saber mais sobre o projeto Nós da Poesia, do Instituto Imersão Latina e ficar por dentro de nossa programação, acesse: http://nosdapoesia.blogspot.com

Para entrevistas durante a Cúpula dos Povos, entrar em contato diretamente com Brenda Marques Pena, presidente do IMEL e organizadora da atividade, pelo e-mail: brenda@imersaolatina.com ou telefone: (31) 8811-9469

APPERJ 
A Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro tem cerca de 400 associados em todo Brasil e delegados internacionais, tem 23 anos de atuação, sendo uma ideia do poeta luso-carioca Francisco Igreja. Foram presidentes: Messody Benoliel, Glenda Maier, Lúcia Rosadas, Marcia Agrau e, no biênio 2011/2012, Sérgio Gerônimo. A APPERJ visa ao aperfeiçoamento e à apresentação profissional de poetas e poesia tendo o seu site referendado pela UNESCO no Diretório Mundial de Poesia. Faz o evento TE ENCONTRO NA APPERJ mensalmente na segunda 4ª feira do mês, no Largo do Machado, Rio/RJ e há 18 anos na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro com o Festival de Poesia Falada do Rio de Janeiro. Participação em inúmeros eventos nacionais e internacionais, foi motivo de palestra na Universidade Estadual de Nova York/usa. Sites:www.apperj.com.br , www.revistaapperj.blogspot.com
 No APPERJ TE ENCONTRO NA CÚPULA DOS POVOS, RIO+20 tem como convidados:
URBANOSEMCAUSA - app Sérgio Gerônimo e app Mozart Carvalho, há 3 anos fazem perfomances multimidia poética de temática sócio-político-ambiental.
Poeta saia da gaveta - coordenação das app Teresa Drummond e app Neudemar Sant'Anna, com 18 anos de poesia no Méier, Rio/RJ;
Poesia, você está na Barra - coordenação do app Aluizio Rezende e Mariangela, há 5 anos fazendo poesia na Barra da Tijuca, Rio/RJ e apresentações em outros estados.
Terça ConVerso no Café - coordenação do Grupo Poesia Simplesmente (app Laura Esteves, app Delayne Brasil, app Angela Carrocino e Silvio Ribeiro de Castro, 15 anos de Teatro Glaucio Gill, há 11 anos responsáveis pelo Festival Carioca de Poesia. Apresentações em vários estados , congressos e festivais.
Poetas sem fronteiras - coordenação da app Eurídice Hespanhol e app Jorge Ventura, há 4 anos com saraus e luaus poéticos, no Recreio dos Bandeirantes, Rio/RJ.
Poesia a estiBordo - coordenação da app Diana Balis, há 2 anos com poesia, música e performances, na Tijuca, Rio/RJ.

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...