vendredi 22 juin 2012

ATÉ DIA 30 DE JUNHO VOCÊ PODERÁ PARTICIPAR DO CONCURSO DE TROVAS TEMA PESCADORES

Por Clevane Pessoa de Araújo Lopes


Clevane Pessoa e trovador Manoel Martins de Oliveira Costa, à época, Vice -Cônsul de Portugal em Juiz de Fora, excelente poeta-trovador.Nessa data, recebemos trovadores de várias
partes do Brasil na cidade mineira-anos 60.


Emocionada, recebi o convite- comunicado do poeta trovador Clério José Borges Santana da outorga , em julho, pelo Clube dos Trovadores capixabas , da Comenda "Excelsa Magnífica Trovadora 2012".
Será do dia 27 de julho, onze dias após o meu aniversário- na Escola de Teatro, Dança e Música (Av.Jerônimo Monteiro, 656, FAFI, das 19 às 22 horas, Centro de Vitória-ES).
Tendo aprendido e apreendido sobre o mundo trovadoresco com meu avô, poeta e jornalista paraibano (*) , pequena, sentada ao colo e aprendendo a metrificar ludicamente, alegra-me demais essa lembrança de Clério Borges.
Na adolescência e juventude, convivi com os poeta-trovadores de Juiz de Fora-Mg, pois a maioria fazia parte do NUMe-Núcleo Mineiros de Escritores e formávamos "A renomada Escola de trovadores de Juiz de Fora", conforme referências.
Ilustrei100  trovas nos Anos 60, desses senhores e minhas , para concurso do programa Contraponto-da Rádio Industrial de Juiz de Fora-do jornalista, radialista, professor da faculdade de Jornalismo da UFJF,escritor e poeta -trovador o saudoso José Carlos de Lery Guimarães.
Ocupei a Presidência da UBT/JF, fui jurada no concurso internacional de trovas tema cego, com pessoas do maior gabarito, e foram vencedores, no Brasil, Ludgero Nogueira-poeta deficiente visual-e a poetisa-trovadora Maria Helena, de Portugal (**) 
Muito feliz, espero estar lá nessa data auspiciosa e confraternizar com os trovadores-novos e antigos.

Clevane Pessoa

(*)No dia 31 de maio, plantei árvore no Jardim dos Poetas-Lagoa do nado- , projeto de Marco Llobus-e dei o nome de meu avô, Luiz Máximo de Araújo  ao cedro que me escolheu .

(**) Maria Helena , lírica poetisa lusa, era conhecida no Brasil por ser co-autora, com J.G.de Araújo Jorge, do livro Concerto a Quatro Mãos Editora Pongetti) 



ATÉ DIA 30 DE JUNHO VOCÊ PODERÁ PARTICIPAR DO CONCURSO DE TROVAS TEMA PESCADORES

Até o próximo dia 30 de Junho estão sendo recebidas Trovas com o tema “Pescadores”, do Concurso Nacional de Trovas organizado pelo Clube dos Poetas Trovadores Capixabas, CTC, entidade cultural sem fins econômicos, fundado no Espírito Santo em 1º de Julho de 1980. As trovas devem ser remetidas para: Concurso Nacional e Internacional de Trovas. A/C Sr. Clério José Borges. Rua dos Pombos, 2 – Eurico Salles – Carapina, 29160 – 280 – Serra/ES. Para efeito deste Concurso entende-se por TROVA a composição poética de quatro versos setessilábicos, rimando o 1º com o 3º e o 2º com o 4º, tendo sentido completo. O resultado será divulgado pela INTERNET até o dia 15 de JULHO e a premiação será no dia 27 DE JULHO DE 2012, durante a Sessão Solene de Abertura do IX Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, com início às 19 horas. Local: Escola de Teatro Dança e Música FAFI, no Centro de Vitória, ES. A programação do IX CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES se estenderá com ampla programação de Palestras, Passeios pelos Pontos Turísticos, Visita a Praça dos Trovadores de Vitória, Passeio de Escuna pela baía de Vitória, Concurso Relâmpago de Trovas, Performances, Declamações, Oficinas, Serenatas e Missa em Trovas, até o Domingo, dia 29 de Julho de 2012.  
Detalhes na INTERNET: www.clerioborges.com.br/congresso2012.html e Web Site da Prefeitura de Vitória: http://www.vitoria.es.gov.br/semc.php



REGULAMENTO CONCURSO DE TROVAS 2012
TEMA: PESCADORES

1.1 – As trovas devem ser inéditas, de autoria do remetente e, cada uma delas deve ser datilografada na face externa de um envelope branco, que deve ser remetido fechado. Dentro de cada envelope, colocar um papel com a identificação: Nome, endereço postal completo, data de nascimento, pequena biografia com data e local de nascimento, entidades culturais, relação de prêmios e livros publicados, e-mail e assinatura.
1.2 – Os envelopes com as trovas devem ser colocados em outro, maior, para a remessa e, este não pode ter a identificação externa do remetente. Coloque no Remetente o endereço do CTC.
1.3 – Máximo de cinco trovas lírico-filosófico-humorísticas por concorrente, no tema proposto, PESCADORES.
1.4 – Serão consideradas as trovas recebidas até 30 de JUNHO de 2012.
1.5 – As trovas devem ser remetidas para: Concurso Nacional e Internacional de Trovas. A/C Sr. Clério José Borges. Rua dos Pombos, 2 – Eurico Salles – Carapina, 29160 – 280 – Serra/ES.
1.6 – Para efeito deste Concurso entende-se por TROVA a composição poética de quatro versos setessilábicos, rimando o 1º com o 3º e o 2º com o 4º, tendo sentido completo.
1.7 – O tema proposto, “Pescadores”, se justifica pelo fato de que no dia 29 de Junho e no dia 1º de Julho é realizada em Vitória, Espírito Santo a Festa dos Pescadores, em homenagem a São Pedro.

2 – DO TEMA  
2.1 – O tema é PESCADORES, para trovadores domiciliados no Espírito Santo e para trovadores domiciliados nas demais cidades do Brasil e Exterior. OBS.: Na trova deve constar obrigatoriamente a palavra, PESCADORES.

3 - DA FESTA DE PREMIAÇÃO
3.1 – Dia 27 DE JULHO DE 2012, durante a Sessão Solene de Abertura do IX Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, com início às 19 horas. Local: Escola de Teatro Dança e Música FAFI, no Centro de Vitória, ES. Funcionando em prédio histórico, representativo do período de urbanização de Vitória no início do século XX, a Escola de Teatro e Dança FAFI está situada na Avenida Jerônimo Monteiro, 656, no Centro de Vitória. O prédio foi projetado pelo arquiteto tcheco-eslovaco Josef Pitlik em estilo eclético, construído no Governo de Florentino Avidos (1924-1928) e inaugurado em 1926, durante o Oitavo Congresso Brasileiro de Geografia. Na ocasião será também realizada a abertura Solene do IX CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES, que se estenderá com ampla programação de Palestras, Passeios pelos Pontos Turísticos, Visita a Praça dos Trovadores de Vitória, Passeio de Escuna pela baía de Vitória, Concurso Relâmpago de Trovas, Performances, Declamações, Oficinas, Serenatas e Missa em Trovas, até o Domingo, dia 29 de Julho de 2012.  Detalhes na INTERNET: www.clerioborges.com.br/congresso2012.html e Web Site da Prefeitura de Vitória: http://www.vitoria.es.gov.br/semc.php

4 – DOS PRÊMIOS:
4.1 – Serão concedidos TROFÉUS para as três (3) melhores trovas classificadas, sendo todas consideradas VENCEDORAS. Do 4º ao 10º lugar serão conferidas Medalhas. Todos participantes até o 20º Lugar receberão Diplomas de Participação, desde que as Trovas estejam de acordo com o presente Regulamento.

5 – DA COMISSÃO JULGADORA.
5.1 – A Comissão Julgadora será formada por trovadores de reconhecido mérito. 
5.2 – A Comissão Organizadora resolverá os casos omissos e suas decisões serão definitivas e irrecorríveis.
5.3 – As trovas remetidas em desacordo com qualquer item serão eliminadas automaticamente do concurso, sendo que a simples remessa das trovas significa total conhecimento e completa aceitação deste Regulamento. Os autores concordam com a ampla divulgação em Livros, Jornais e na Internet de suas trovas enviadas ao concurso e de fotos e suas imagens que forem tiradas e produzidas durante o evento.

MAIS INFORMAÇÕES: Telefone: (27) 33 28 07 53 (Falar com Clério José Borges). Na INTERNET, no Site do Clube dos Trovadores Capixabas: www.clubedostrovadores.com.br;
Web Site da Prefeitura de Vitória: http://www.vitoria.es.gov.br/semc.php

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...