jeudi 8 décembre 2011

LIVRO: UmÁrvore de Fernando Abritta

Poemas que buscam entender origens do povo da zona da mata mineira. Por ser assunto desconhecido, de poucas fontes históricas, usa poesia. Trabalha metáfora de árvores para levar o leitor ao passado. Escolhe  estas no campo, nas cidades, nas margens dos caminhos que cortam a Serra da Onça onde o autor localiza os últimos indígenas da região. Passa pelos encontros de brancos, negros e indígenas ao longo do tempo. Inicia na baia de Guanabara (1504) e termina por identificar na pele, na carne, no gênio do autor, do leitor a herança destes povos.




Na Europa? Encontre os livros de Fernando Abritta na Livraria Varal do Brasil: http://www.livrariavaral.com/



A Lição do Presépio de Natal

Em todo final do ano os mesmos comportamentos se repetem, as pessoas felizes com a jornada concluída, as ruas enfeitadas, os mais diversos presépios, mas sempre nos esquecemos de lembrar a importância que representam esses símbolos religiosos.
O mais importante deles é o presépio, aquele que nos mostra a manjedoura, o local humilde onde Jesus Cristo nasceu,  reunido por animais do estábulo e seus pais, um grande exemplo de humildade, o que realmente está faltando hoje em dia para as pessoas, muitas delas usam esse “clichê” mas o que de fato demonstram  é que o Espírito Natalino, aquele que se renova a cada final de ano, sequer percorreu esses dias festivos, o que é sempre renovado é o vestuário e a ceia Natalina.
Outra lição que o nosso presépio nos passa é a união da família, que afundada em seus problemas diários, esquecem da maior lição de amor que Jesus Cristo nos deixou, união e solidariedade  não somente para com os nossos consangüíneos, mas para com todos que nos cercam.
Nessa jornada de final de ano, vamos refletir sobre o que é união familiar,  sobre  o que é humildade e também sobre o que é ser humano e vamos aproveitar essa fronteira de mudança de ano e transformar um pouco a nossa família, sociedade, até o mundo, pois a partir de cada um de nós é que o mundo se transforma.


Marcelo de Oliveira Souza                    Feliz Natal & Ano Novo!

E EU SEI FAZER VERSOS?

Curso de esquemas poéticos, apresentando pouco mais de 70 técnicas clássicas, medievais, modernas e pós-modernas, brasileiras e estrangeiras, de elaboração de poemas. Na 2ª parte, vocabulário relativo às peculiaridades gramaticais que orientam a perfeita contagem métrica dos versos, assim como definem estruturas ( Acróstico, Diacróstico, Teléstico, Breve, Limerique, Leonino, Parlenda, Nênia, Soneto, Ex-Libris, Trevo, Triversos, Xácara, etc.) para confecção de trabalhos literários tanto em verso como em prosa. Tem por objetivo o aprimoramento dos poetas na nobre arte de versejar. Custa 20 reais + 3 do frete...



Lóla Prata

Na Europa? Encontre livros de Lóla Prata na Livraria Varal do Brasil: http://www.livrariavaral.com/

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...