lundi 21 novembre 2011

SEMINÁRIO MANUEL QUERINO

Valdeck Almeida de Jesus lança livros e cordéis na Bienal do Livro da Bahia


O jornalista baiano lança “Memórias do Inferno Brasileiro”, “30 anos de poesias e mais um pouco...”, “Varal Antológico”, “Brasil e Portugal – elos poéticos”, “Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus – 2010”, “Alice in Wonderland” e “Joaquim Moncks e Amigos” no estande da Vento Leste Editora, na Rua “G”, dentro da Bienal do Livro da Bahia, de 28 de outubro a 06 de novembro de 2011, das 10 às 22 horas. Além dos livros, o poeta vai expor os cordéis “Jorge Amado: 100 anos de nascimento” e “Mulher Ketchup”.


30 ANOS DE POESIA
O livro reúne obras literárias escritas dos 12 aos 42 anos do poeta jequieense, além de textos de outras épocas. De acordo com Andreia Donadon Leal, Bacharel em Estudos Literários e Pós-graduanda em Artes Visuais, “o que representa trinta anos de poesia na vida de um autor? O início ou o meio do caminho... Como versou Carlos Drummond de Andrade, "...no meio do caminho tinha uma pedra..." No meio do caminho tinha um obstáculo que alguns encontram ao longo do percurso, como há de ser em qualquer etapa ou estágio da vida. A pedra dantesca a que Drummond se referia, ainda incógnita, hoje tem inúmeros sentidos, análises e leituras semióticas. Afinal, a pedra drumondiana refere-se ao início ou ao meio do percurso?”
MEMÓRIAS DO INFERNO
A obra retrata a vida da família Almeida, natural de Jequié-BA, que enfrentou desafios quase intransponíveis para sobreviver. O crítico literário Silas Correia Leite, em depoimento após leitura do livro, disse “Triste Bahia, diria (cantaria) o Veloso Caetano. Depois de vencer a miséria, a dor, a fome, o vencedor dilata o tempo de viver ao escrever sua história? Uma viagem para dentro do que deveria ser um éden que, dizem, em se plantado tudo dá (carta de Pero Vaz Caminha/1500), mas, na verdade há uma elite desaforada, um descompromisso do estado com os seus carentes, um neoliberalismo câncer com tufos de espertos na sociedade podre.”
Brasil e Portugal
A obra é uma antologia de textos de vários autores, sobre os dois países, reunidos por Valdeck Almeida de Jesus, com apresentação e poesias de Renata Rimet, Varenka de Fátima, Deomídio Macêdo, Dhiogo José Caetano, Flávio Martinez Guebara, Arlete Piedade, Gil Nascimento, Cymar Gaivota, Sílvio Parise e outros.
Varal Antológico
A obra contém textos de 38 escritores, dentre eles Valdeck Almeida de Jesus, e marca o primeiro ano do projeto, completado em novembro de 2010. Idealizado pela brasileira Jacqueline Aisenman, a ideia é difundir novos e consagrados escritores de uma maneira nova: Literária, mas sem frescuras! Encarregado de todo o processo editorial e impressão do Varal Antológico, o premiado autor catarinense Carlos Schroeder, encabeçando a equipe da Design Editora de Jaraguá do Sul-SC. Para 2012 a promessa é um lançamento durante a Feira Internacional de Livro e Imprensa, que acontece de 25 a 29 de abril em Palexpo (Genebra, Suíça).


Alice in Wonderland
O livro é um romance LGBT que conta a vida de uma personagem que persegue o amor a qualquer preço. Inicialmente lançada em inglês, nos Estados Unidos, a obra deve ser lançada no Brasil em 2012, durante os sessenta anos da Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
JOAQUIM MONCKS E AMIGOS
Iniciativa da União Brasileira de Escritores, Núcleo Canoas-RS, organizado pela escritora Neida Rocha. A UBE, ao instalar seu núcleo na cidade de Canoas-RS, vem lançar a edição de Coletâneas, série Amigos, visando homenagear, congregar e dar mais visibilidade aos escritores no cenário nacional. Inicia com a presente obra denominada "Joaquim Moncks & Amigos", em homenagem ao festejado Poeta, Ativista Cultural e Conferencista que leva seu nome. A Coletânea ora entregue ao público leitor apresenta um grande número de Escritores e Escritoras, novatos ou consagrados, que de forma direta ou indireta, têm contato com o homenageado Joaquim Moncks, fazendo ou almejando fazer parte de sua enorme lista de Amigos.
PRÊMIO LITERÁRIO
A obra contém poemas de poetas brasileiros, portugueses, americanos e de outras nacionalidades. Já na sexta edição, o prêmio literário é referência no site do Plano Nacional do Livro e Leitura, do Ministério da Cultura, e é a única porta de entrada gratuita para poetas de língua portuguesa do mundo inteiro. Dentre os selecionados estão Renata Rimet, com poesia e prefácio, Grigório Rocha, Jobson Santana, Nildes Trigueiros Rodrigues, Taiane Caroline Cruz e Yao Jingming (Macau, China).
Valdeck Almeida de Jesus é jornalista, funcionário público, editor, escritor e poeta. Embaixador Universal da Paz, Membro da Academia de Letras de Jequié, Academia de Cultura da Bahia, Academia de Letras de Teófilo Otoni, Poetas del Mundo, Fala Escritor, Confraria dos Artistas e Poetas pela Paz e da União Brasileira de Escritores. Publicou “Memorial do Inferno: a saga da família Almeida no Jardim do Éden”,Feitiço contra o feiticeiro”, “Valdeck é Prosa e Vanise é Poesia”, “30 Anos de Poesia”, “Heartache Poems”, ”Yes, I am gay. So, what? – Alice in Wonderland”, dentre outros, e participa de mais de 60 antologias. Organiza e patrocina o Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus de Poesia, desde 2005, o qual já lançou mais de 900 poetas. Colabora com os sites Favas Contadas, PressReleases, Artigonal, Web Artigos, Recanto das Letras, Portal Literal, Portal Villas, Pravda, Zona Mix, Gay.Com, Observatório da Imprensa, PodCultura, Overmundo, Comunique-se, Dzaí, Difundir, Jornal do Brasil, Só Artigos e À queima roupa. Tem textos divulgados nas rádios online Sol (Diadema-SP), Raiz Online (Portugal) e CBN Bahia (Globo).
SERVIÇO
O que: lançamentos de livros
Quando: 28 de outubro a 06 de novembro de 2011
Quanto: R$ 30,00
Onde: Estande G-9 – Editora Vento Leste
Endereço: Centro de Convenções da Bahia – Salvador-BA
OBS: Valdeck lança nos dias 10.10 e 01.11.2011, às 19 horas
Contato para entrevista: poeta.baiano@gmail.com e 71 8805 4708
Fontes:

II SARAU DA CONFRARIA DA POESIA INFORMAL NESTA QUINTA

No dia 24 de novembro, na Praça D. Pedro, de 18h às 21h, será realizado o segundo Sarau da Confraria da Poesia Informal.
A Confraria da Poesia Informal, como bem traduz o nome, é um movimento descontraído em torno da poesia, fundado em agosto do presente ano pela poetisa, produtora cultural e pedagoga Catarina Maul, para reunir adeptos da poesia que não se classificam por idade, linha poética, estilo ou necessidade de ter textos publicados. Da Confraria participam poetas renomados e poetas que até então eram anônimos, muitos pela pouca idade (a Confraria reúne muitos poetas jovens) ou pelo pouco apreço aos holofotes.
Após ter realizado com grande sucesso o primeiro sarau, em outubro de 2011, o próximo, a ser realizado no mês de novembro, já conta com a maturidade das ações e total envolvimento do grupo, que soma mais de oitenta poetas e dez na coordenação das atividades, o que garante, além do sucesso das iniciativas, a oportunidade de troca de ideias, saberes e muita inspiração.
Para novembro, algumas exposições são garantidas, como as instalações de artes plásticas de Marcelo Zaz  e Sunk Hoeltz, a de fotos-poesias da SOPEF, de fotografias de Maria Hennies, os tradicionais varais poéticos e a esperada exposição coletiva da Confraria, organizada por Guilherme Sant’Anna, “Tem pipa no ar”.
Os MCs tem espaço reservado na programação, que conta com as presenças fixas de MC Durango Kids (que apresenta o evento com Catarina Maul), Lucas Sixel, entre outros inspirados pelos improvisos.
Entre os músicos a se apresentarem, a presença ilustre do sambista carioca Jorge Neiva, Alexandre Ratão com peças em violão clássico e Marcelo Buddy, músico conhecido na cidade em suas performances de gaita e saxofone, mas apresentando, nesse evento, suas composições com voz e violão.
Também a apresentação esperada da Banda Metal Four, formada por músicos super jovens, com menos de 12 anos, mas contabilizando mais de 2 anos de  carreira e apresentações para públicos superiores a 500 pessoas.
Estão mantidos na programação o microfone livre para declamações, os jogos poéticos, as participações musicais e as intervenções livres, assim como o lançamento do II Fanzine da Confraria.
Entre os membros organizadores da iniciativa estão Luana Lagreca, Matheus Mineiro, Pedro Maia e Cunha, Vitor de Paiva, Rodolfo Andrade, Guilherme Sant’Anna, Marcelo Moraes, Roberto Henrique, Jorge Goettnauer, Felipe Quirino, Cristina Scudeze, Laura Maia e Henrique Verleun.
O evento conta com apoio da Secretaria de Educação, da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, do Hostel do Instituto Samambaia e da Casa D’Angelo.

Serviço:
Sarau de Poesia aberto ao público
Local: Praça D. Pedro
Data: 24 de novembro
Horário: 18h às 21h

Em Zurique, sábado dia 26

Café Literário no CEBRAC com Mariana Brasil

CEBRAC – Zurique Suíça

26 novembro 2011 – Horas: 15:00
Quellenstrasse, 25 info@cebrac.org

Venha conversar com a autora dos livros O Manuscrito de Sônia e Borboletas de Aço!


BEATLES NUM CÉU DE DIAMANTES

Quer uma oportunidade de colaborar na promoção cultural de um evento? Aqui está:


Ellen Ferreira, cursa Cinema na PUC-Rio e neste período está realizando um filme documentário.

Juntamente com as meninas da equipe do seu filme e com o apoio dos diretores teatrais Claudio Botelho e Charles Möeller, vão rifar um par de ingressos para o espetáculo Beatles num Céu de Diamantes e após o término desta rifa, eles irão rifar outro par de ingressos para o espetáculo Judy Garland - O fim do arco-íris

Eles irão utilizar o dinheiro arrecadado para pagar a pós-produção do filme que inclui serviços de cinema como colorista, artes, transcodificação...
Ao comprar a rifa, anotarão todos os contatos do comprador e avisarão por e-mail para TODOS os participantes, pois o número vencedor será conhecido no dia 08/12 juntamente com as dezenas sorteadas pela Loteria Federal.

A turma também já tem um twitter oficial da rifa: @rifabeatlesceu

Quem puder ajudar na finalização deste filme com a compra desta rifa estará colaborando para que mais um evento cultural possa se realizar!

Participe, você também pode fazer algo pela cultura do nosso país!

Contato: Ellen Ferreira ellenferreira.contato@gmail.com


Resultado da votação para o Conselho de Cidadania do Consulado de Genebra/Suíça


Total de votos por Cantão:

• 287 – Genebra
• 11 – Jura
• 19 - Neuchâtel
• 26 – Vaud

Total

• 343 – Total geral de votos
• 334 - Votos válidos
• 9 - Nulos

Conselheiros eleitos

Genebra:
• 157 - Fernando Friederich Dantas
• 138 - Marco Antonio Miranda
• 115 - Silas T. Alves
• 114 - Pedro da Silva Neves
• 112 - Magnólia Vigny
• 103 - Zaq Guimarães
• 96 - Fátima Cilene de Souza
• 92 - Iara Vilares Gonçalves
• 81 - Lenise de Oliveira Arraz
• 77 - Héstia da Costa Lesquereux
• 76 - Patrícia Gaehwiler

Jura:
• 47 - Fátima Kamber

Neuchâtel:

• 67 - Manoel E. o. Lopes-Mestre Papa

Vaud:

• 84 - Regina Jomini

Cataversos da Mooca

26ª FEIRA DO LIVRO DE FLORIANÓPOLIS

Acontecerá de 08 a 23 de Dezembro de 2011
das 09:00 H às 20:00 H
No Largo da Alfândega - centro de Florianópolis/SC
Escritores, Associações ou Academias de Letras, inscrevam-se:
- Exposição de Obras Literárias;
- Lançamento de Livros;
- Sarau;
- Oficinas e
- Palestras
Preencha a FICHA DE INSCRIÇÃO para agendarmos. 
Fone: (48) 9153-4380 ou 3034-0380.
e-mail: 
rovianhr18@yahoo.com.br 

Câmara Catarinense do Livro
José Vilmar da Silva 
Diretor de Eventos - CCL
E
Rosangela C. Leszkiewicz
Secretária - CCL

Mara Vianna – Coordenadora do Estande dos Escritores Catarinenses,                            Responsável pelo Agendamento e Cronograma.

Realizada pela Câmara Catarinense do Livro        

Data: 08/12 a 23/12/11.
Local: Praça da Afândega- Centro- Florianópolis/SC
Horário : das 09:00 H às 20:00 H

I - DAS INSCRIÇÕES:
    Inicia em 16/11/11 com término em 01/12/11;

II - VALOR DAS INSCRIÇÕES REFERENTE:

1 - Exposição de Obras: R$ 10,00, no limite de 2 títulos. 
     Se houver interesse de expor mais títulos, entre em contato;
2 - Lançamento ou sessão de Autógrafos, a contribuição é de R$ 10,00, 
     caso a Obra não ficar na Exposição. 
3 - Sarau Literário (divulgação de Obras): R$ 10,00;
4 - Palestras: Cada Palestrante do Grupo contribuirá com R$ 10,00;
5 - Mini-Oficina, cada Instrutor contribuirá com R$ 20,00;

III – TAXA DE INSCRIÇÃO

          Depositar os valores respectivos no:
                CEF – Agência: 1877; Conta: 101.607-9; OP: 013.

IV - FICHA DE INCRIÇÃO 

      Preencha a Ficha abaixo, o Anexo, devolva junto com o recibo    
      escaneado.

V – Venda das Obras:
      Sobre as Obras vendidas no estande da Feira, será descontado um percentual de 10 % para a Câmara Catarinense do Livro, nos mesmos moldes aplicado anteriormente.

Mara Vianna – Responsável pelo Estande dos Escritores Catarinenses

Fones: (48) 9153-4380 / 3034-0380.
            maranubiaroloff@hotmail.com

Lançamento do livro O Grande Pajé

No último dia 05/11 aconteceu o lançamento oficial do segundo livro de César Soares Farias, a coletânea de contos "O Grande Pajé" durante a 57ª Feira do Livro de Porto Alegre.
Diz o autor: " Foi muito bacana poder empunhar a bandeira dos autores independentes em busca de um lugar ao sol nesse restrito cenário literário aqui do Rio Grande do Sul."


Encontre o livro na Livraria Varal do Brasil: http://www.livrariavaral.com/

XI Prêmio Cultural Nacional

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...