jeudi 22 décembre 2011

LIVROS INFANTIS DE VICÊNCIA JAGUARIBE

A dança dos pirilampos é a reconstituição de uma lenda chinesa sobre os vagalumes ou pirilampos. A lenda conta como foi que esses pequenos insetos se tornaram importantes na vida dos estudantes pobres de uma pequena aldeia situada às margens de um rio e pertinho de um campo de arroz. A autora cria uma cenografia em que uma criança ouve a babá a Bá — contar a história e interage com a narradora, fazendo-lhe perguntas.

Em Carolina Trovão, seu colar de corais e o raiozinho de sol, a autora intertextualiza com o poema infantil de Cecília Meireles, “Colar de Carolina”, e conta a história da menina Carolina Trovão. Vivendo com a mãe, a irmã e os avós, a menina é alegre como o sol e zoadenta como o trovão, palavra que é seu próprio sobrenome. Prestativa e ligeira, ela ajuda a mamãe no serviço da casa e presta favores aos avós. E ainda leva a irmãzinha a passear.

A obra infantil Na terra do faz-de-conta foi uma das vencedoras do Prêmio Rachel de Queiroz de Literatura Infantil, 2010, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará. Reúne narrativas que, partindo de situações do cotidiano, de cenários realistas, entram no mundo do faz-de-conta, onde o real se transfigura em fantasia, ou a fantasia se torna realidade. A passagem de uma dimensão  para a outra se dá de maneira tão sutil e gradual que os dois mundos se misturam harmoniosamente. A obra é ainda enriquecida com referências à mitologia greco-romana e a um dos artefatos que controlam a vida moderna, o computador.


Está na Europa? Encontre estes e outros livros da autora Vicência Jaguaribe na Livraria Varal do Brasil

ShareThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...